Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unidade promove diálogos sobre Outubro Rosa, Novembro Azul e Consciência Negra

Notícias

Unidade promove diálogos sobre Outubro Rosa, Novembro Azul e Consciência Negra

Roda de Conversa

Participaram profissionais, servidores e estudantes
por Mayana Matos publicado: 11/12/2018 10h20 última modificação: 11/12/2018 10h38

Na manhã do dia 4 de dezembro, o Campus Avançado Pedro Afonso, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), recebeu a visita da profissional de saúde do município, Míriam Fabiana Rodrigues, enfermeira na área de saúde, com o objetivo de promover um momento de reflexão e discussão acerca do cuidado a saúde do homem e da mulher; formas de prevenção e cuidado através da troca de informações na área da saúde, bem como relato de experiências e opiniões sobre o processo de conscientização racial negra local, regional e no Brasil.  

O momento contou com a participação da professora Aline da Silva, do curso técnico em Agropecuária; do professor Sóstenes, do curso técnico em Informática; da técnica administrativa, Virgínia Benevides; a pedagoga Gleyde Ohana e dos estudantes do curso técnico em Informática da unidade. Na ocasião, Míriam Fabiana apresentou informações a respeito das temáticas de prevenção: Outubro Rosa e Novembro Azul, e ainda fatores causadores de algumas doenças, como se prevenir e qual faixa etária mais indicada.

Durante o encontro, os estudantes interagiram sobre o assunto, tiraram dúvidas e relataram algumas experiências pessoais e de pessoas próximas. Em um segundo momento, a professora Aline da Silva abordou acerca da conscientização racial, com exposição de vídeo, bem como relatos de suas experiências pessoais. 

Para o estudante do curso técnico em Informática, Maicon Aidyon Santos, o evento foi bastante proveitoso. “Parabenizo a todos pela organização desta roda de conversa e peço que aconteçam mais momentos como este”, disse. Segundo a pedagoga da unidade,  o resultado é de satisfação diante de iniciativas como esta. " O Campus Avançado Pedro Afonso se alegra em poder realizar este tipo de ação, pois o IFTO é sim, também, um espaço de reflexão e expressão de ideias, onde se aprende de verdade e de forma integral, para que nossos estudantes saiam daqui bem preparados para atuar no mercado de trabalho como, também, em sociedade como num todo", afirmou Gleyde Ohana.

A pedagoga reforçou ainda que a unidade de Pedro Afonso tem buscado avançar com parcerias entre as instituições e a comunidade. "Isso nos faz mais fortes para que possamos contribuir para a formação cidadã e qualidade de vida de nossos jovens, crianças, adolescentes e adultos, além de nos fortalecer como membros desta instituição de ensino, cada vez mais responsável pelo compromisso assumido com a educação", destacou Gleyde Ohana.