Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Turma de Meio Ambiente pratica técnicas de debate

Notícias

Turma de Meio Ambiente pratica técnicas de debate

Língua Portuguesa

A atividade foi realizada nos dias 19, 20 e 27 de outubro, na sala de reuniões.
por Luciana Santal publicado: 16/11/2017 11h51 última modificação: 16/11/2017 11h51

Orientados pela professora Angela de Sousa, alunos do 2º ano do curso técnico em Meio Ambiente integrado ao ensino médio, do Campus Porto Nacional, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), realizaram debates sobre temas considerados polêmicos por eles: cotas raciais; miscigenação cultural; refugiados; criacionismo x evolucionismo; legalização das drogas; maioridade penal.

Segundo Angela, a atividade teve como embasamento teórico tanto o livro didático da disciplina de Língua Portuguesa e suas Literaturas, onde a proposta é apresentada, como de pesquisas realizadas por outras fontes de informações. Para desenvolver a ação, os alunos produziram os textos sobre os temas debatidos e depois se apresentaram diante da turma.

A professora explicou que debater não é simplesmente trocar opiniões; é pensar e refletir sobre um tema importante para uma determinada comunidade, em um determinado contexto social, posicionando-se sobre ele, construindo argumentos que ajudem na defesa desse posicionamento e contribuam para que o interlocutor seja persuadido a crer no que está sendo dito. "Como os alunos, na escola, nas conversas com os familiares, professores, amigos, assim como em situações diversas, necessitam opinar sobre certos assuntos, houve a necessidade de realizar não só a produção de texto acerca do debate, mas também a sua realização. Dessa forma, os alunos foram compelidos a mostrar suas razões e apresentar um ponto de vista mais adequado à situação comunicativa a qual estavam inseridos", justificou.