Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidores deverão utilizar módulo Férias Web

Notícias

Servidores deverão utilizar módulo Férias Web

Férias

A partir do dia 1º de julho, marcação e remarcação serão feitas dessa forma
por publicado: 16/06/2017 14h02 última modificação: 16/06/2017 14h04

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO), por meio da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), informa aos servidores da instituição que a partir do dia 1º de julho de 2017, a marcação e a remarcação de férias deverão ser realizadas pelo módulo Férias Web dPortal Sigepe/Servidor.

Dessa forma, caberá ao servidor acessar o sítio e realizar a marcação/remarcação, indicando as datas e a quantidade de dias de férias para cada etapa, limitadas a três. No módulo, deverá ser informado se o servidor deseja antecipar a metade da gratificação natalina, normalmente paga no mês de julho, se alguma das etapas de férias ocorrer nos meses de janeiro a junho.

Além disso, o servidor poderá informar se deseja receber de forma adiantada o salário de férias, que corresponde à remuneração dos dias de férias, cujo valor é limitado aos dias de gozo de férias e até 70% da remuneração do servidor, conforme o caso, ressalte-se que esse adiantamento, se solicitado, será automaticamente descontado na folha de pagamento seguinte, e não se confunde com o adicional de férias, pois este último é pago compulsoriamente ao servidor no mês de início do gozo de férias, não sendo necessário solicitar.

Logo após a marcação/remarcação de férias, a chefia imediata do servidor será notificada por e-mail e deverá acessar o Portal Siapenet para "homologar" ou não as datas das férias solicitadas pelo servidor. Para acessar o portal, a chefia imediata deverá procurar o Setor de Gestão de Pessoas da sua unidade, a fim de receber uma senha inicial, que no primeiro acesso deverá ser alterada. 

No Manual do Servidor e da Gestão de Pessoal do IFTO, o novo procedimento é explicado por etapa. Durante o mês de junho de 2017 os Setores de Gestão de Pessoas das unidades do IFTO farão reuniões com os servidores e chefias imediatas, com o objetivo de explicar, presencialmente, o novo procedimento. 

Vale lembrar que até o dia 30 de junho, as solicitações de marcação/remarcação de férias continuarão pelo formulário disponível no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), e serão cadastradas pelo Setor de Gestão de Pessoas competente. A partir do dia 1º de julho, esse procedimento será de exclusiva responsabilidade dos servidores e das respectivas chefias imediatas, observadas as instruções e as informações constantes no Manual do Servidor e da Gestão de Pessoal do IFTO. 

Quanto ao procedimento de interrupção de férias, que deve ser requerido pela chefia imediata do servidor à autoridade máxima da unidade, continuará a ser feito via SEI e cadastrado pelo Setor de Gestão de Pessoas competente. 

É importante ressaltar que os docentes podem gozar férias, somente, no período de recesso escolar, conforme o calendário da unidade. 

Por fim, destaca-se que as senhas de acesso ao módulo no Siapenet têm prazo curto de validade, cerca de 30 dias, sendo necessário o acesso mensal para que ela não expire, pois somente a Diretora de Gestão de Pessoas, como cadastradora parcial, tem habilitação para emitir nova senha no Siape.