Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário de Assistência Estudantil integra o Identidade IFTO

Notícias

Seminário de Assistência Estudantil integra o Identidade IFTO

Proae

Evento traz discussões pertinentes à atuação da equipe multidisciplinar
por Maiara Sobral publicado: 02/12/2020 08h30 última modificação: 02/12/2020 17h19

O IX Seminário de Assistência Estudantil do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) integra o 2º Identidade IFTO. Sob o tema: "Um olhar sobre novas perspectivas", o seminário enriquece a programação e apresenta discussões pertinentes à atuação da equipe multidisciplinar que compõe a área.

No primeiro dia de programação, 1º, a abertura foi realizada com a palestra: "Travessias: onde estou neste mar?", ministrada pela psicóloga Keila Moreira, ela falou sobre a importância de "não comparar nosso caminho com o do outro, nosso caminho é único". Além disso, Keila trouxe uma discussão sobre o como potencializar uma relação genuína consigo mesmo e com o outro, para ela, é via a "escuta sensível, olhar sensível e fala sensível".

Segundo a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Marilene Sepulvida, "o seminário é um espaço privilegiado de fala e participação. Eu me sinto orgulhosa de poder contribuir com esta instituição junto com os meus colegas de trabalho. Os estudantes são nosso bem maior e é pensando neles, junto com eles, que aprimoramos nosso fazer, para que possamos fazer cada vez melhor".  

Na sequência, foi promovida a roda de conversa: "A gente não quer só comida", cuja palestrante foi a assistente social Nathália Brant, com a participação da coordenadora de Assistência Estudantil e nutricionista do IFTO, Jahny Duarte. Elas apresentaram os desafios e perspectivas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e reforçaram o papel da alimentação escolar para a segurança alimentar e nutricional, assim como a sua relação com a permanência estudantil.

"O Seminário de Assistência Estudantil é um espaço para debates de muita importância na nossa instituição, pois nele temos a oportunidade de chamar atenção para as ações desempenhadas que impactam na permanência e êxito escolar. Com o evento on-line as limitações acontecem, porém essas não impediram de promovermos conversas construtivas e de buscar aprimoramentos no trabalho institucional", destaca Jahny.

Ainda nesse primeiro dia de programação, foi realizada a apresentação artística: "Ei mana", pelas estudantes Adriana Souto e Rayssa Alves.

Segundo dia do Seminário

O evento continua nesta quarta-feira, 2, com a mesa redonda: "Desafios da nova Política de Assistência Estudantil, que inicia às 8h, com a participação dos servidores do IFTO:  Claudia Souza (Campus Porto Nacional), Mauricio Santos (Campus Dianópolis) e Virginia Holanda (Campus Avançado Pedro Afonso). Em seguida terá a apresentação artística: "Canceriana", com a estudante Rayssa Alves.

Na parte vespertina, os participantes serão divididos em Grupos de Trabalho (GT's)conforme a área de atuação. E o evento será finalizado com a socialização dos apontamentos discutidos nesses grupos. Cabe ressaltar que antes da realização o evento, os GT's já estavam formados em grupos de aplicativo de mensagens, sob a coordenação da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proae), com o objetivo de discutir temas de cada área pertinentes à Assistência Estudantil no âmbito do IFTO. 

É importante destacar que a equipe que atua no setor de Assistência Estudantil é composta por diferentes profissionais: assistentes de alunos, assistentes em administração, assistentes sociais, enfermeiros, nutricionistas, odontólogos, pedagogos, psicólogos, médicos, técnicos em enfermagem, entre outras áreas, o que enriquece e fomenta à qualidade do atendimento estudantil.

Identidade IFTO

O evento reúne, em um só lugar, a 11ª edição da Jornada de Iniciação Científica e Extensão (Jice), a 7ª edição do Festival de Talentos Estudantis (IFestival), a 2ª edição do AfroIdentidade, a 2ª edição do Integra IFTO, IX Seminário de Assistência Estudantil, Seminário Administrativo, Seminário de Gestão de Pessoas e a e a 2ª edição do IFTO4Change. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através da plataforma do evento. Por meio dela, o usuário efetua sua inscrição e terá acesso ao Painel do Participante, no qual ele pode escolher quais programações vai querer participar no menu Atividades. É importante marcar  qual atividade você deseja para ter acesso ao ambiente referente. O evento acontece de forma 100% on-line, entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro.