Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rompendo distâncias e aproximando saberes, vem aí o Identidade IFTO 2020

Notícias

Rompendo distâncias e aproximando saberes, vem aí o Identidade IFTO 2020

Lançamento

2ª edição chega com formato inovador e reúne grandes eventos em um só lugar
por Mayana Matos publicado: 06/10/2020 14h49 última modificação: 07/10/2020 08h51

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) lança, nesta terça-feira, dia 6 de outubro, a segunda edição do evento Identidade IFTO, que tem o objetivo de apresentar os serviços ofertados pela Instituição, com a integração dos trabalhos desenvolvidos na pesquisa, extensão, inovação, arte e cultura, diversidade e ensino, assistência estudantil, desafios científicos, rotinas administrativas e gestão de pessoas, bem como reforçar a imagem do Instituto junto à comunidade tocantinense. O tema desta edição é: Rompendo distâncias e aproximando saberes. 

Em tempos de pandemia, o evento será realizado totalmente em formato digital, entre os dias 1º e 3 de dezembro deste ano. O Identidade IFTO é um evento aberto e gratuito que reúne, em um só lugar, a 11ª edição da Jornada de Iniciação Científica e Extensão (Jice), a 7ª edição do Festival de Talentos Estudantis (IFestival), a 2º edição AfroIdentidade, a 2ª  edição do Integra IFTO, a 9ª edição do Seminário de Assistência Estudantil, a 6ª edição do Seminário Administrativo; a 10ª edição do Seminário de Gestão de Pessoas e a 2ª edição do IFTO4Change.

O IFTO percebe e reconhece sua identidade como indutor do desenvolvimento regional e referência no serviço de ensino, pesquisa e extensão, e sente essa necessidade de apresentar suas potencialidades à comunidade. As inscrições para o evento no geral poderão ser feitas através da Página do Identidade IFTO no Portal do IFTO e o período de inscrições será disponibilizado em breve.

Conheça cada um dos grandes eventos que serão apresentados ao longo do Identidade: 

Jice

A Jornada de Iniciação Científica e Extensão (Jice) reúne pesquisadores e extensionistas do IFTO e, de outras instituições de ensino, com o objetivo de oportunizar a troca de experiências entre os participantes, proporcionando um espaço de divulgação e desenvolvimento do pensamento técnico-científico, bem como a produção e discussão de trabalhos resultantes dos projetos de pesquisa e de extensão dos estudantes do Instituto e de outras instituições de ensino do Estado do Tocantins. A programação da Jice conta com palestras, oficinas, atividades de extensão, Hackathon, mostra científica e rodas de conversas. Esta edição tem como tema: Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira. 

IFestival

O IFestival, evento cultural do IFTO, aberto a todas as manifestações culturais, abrange em seis linguagens: Música, Artes Visuais, Teatro, Dança, Literatura e Cinema. Em 2020, o tema do IFestival é Equilibrarte. A programação do Ifestival ocorrerá junto  às demais atividades e conta com apresentações artísticas, mostras de dança, teatro, cinema e música, recitais, exposições de artes, atividades estas que envolvem a participação de estudantes-artistas de todas as unidades do IFTO. 

AfroIdentidade

O AfroIdentidade também acontece durante o evento e busca reafirmar o compromisso do IFTO com a diversidade no que se refere ao povo negro tocantinense e brasileiro. Objetiva sensibilizar toda a comunidade para a importância das contribuições do povo negro na miscigenação e na cultura brasileira. Serão realizadas manifestações culturais no contexto afro, bem como rodas de conversas, palestras e mesa-redonda. 

Integra IFTO

O Integra IFTO consiste em um Encontro de Ensino e Aprendizagem no qual servidores e estudantes poderão discutir questões acerca das práticas pedagógicas na instituição. Objetiva consolidar-se como um espaço de divulgação e reflexão das práticas pedagógicas realizadas no Instituto; divulgar e compartilhar práticas pedagógicas exitosas e inovadoras; bem como incentivar e sistematizar os saberes construídos a partir das práticas de nossos servidores.  A programação do II Integra conta com realização de palestra, oficinas, seminário, ações destaques dos PEPEs e exposição de ações exitosas de práticas de ensino. 

Seminário de Assistência Estudantil

O Seminário tem o objetivo de promover a troca de experiências e boas práticas referentes à Assistência Estudantil; reunir a equipe interprofissional da área; debater coletivamente os rumos da Assistência Estudantil com participação de técnicos administrativos, docentes, gestores, estudantes e comunidade em geral; reunir e ouvir demandas, sugestões e críticas do movimento estudantil da instituição; reunir e estimular a construção coletiva de soluções para os problemas diários enfrentados pelas áreas profissionais que compõem o setor. A programação conta com palestras, rodas de conversas e mesa-redonda. 

Seminário Administrativo

O Seminário Administrativo tem o objetivo de promover debates e aprimorar as técnicas administrativas e jurídicas da instituição, envolvendo profissionais dos diversos setores da Administração Pública no âmbito do IFTO. A programação conta com palestras e capacitação do setor contábil.

Seminário de Gestão de Pessoas

O Seminário de Gestão de Pessoas é destinado aos servidores que atuam na área de Gestão de Pessoas no âmbito do IFTO. Entre os objetivos, está o de alinhar e otimizar o trabalho realizado pelos profissionais da área. A programação conta com mapeamento de competências, palestras, mesa-redonda e reuniões de rotinas dos setores de Gestão de Pessoas. 

IFTO4Change

O IFTO4Change é um desafio de ideias, de caráter educacional, voltado à transformação social e tem o objetivo de selecionar propostas que visem desenvolver soluções para problemas da sociedade ou da comunidade interna do IFTO, com base em objetivos definidos. Visa contribuir para a formação de profissionais mais criativos, inovadores, com visão ampla de mundo e que se comprometam com o desenvolvimento tecnológico, econômico e social do Estado do Tocantins; complementar a formação teórica e técnica dos estudantes; apoiar o surgimento de ideias inovadoras no ambiente acadêmico do IFTO; bem como estimular servidores a participar e fomentar ecossistemas de inovação. Com o tema voltado para o contexto atual, os projetos devem buscar responder a problemas decorrentes da pandemia decorrente do novo coronavírus, sejam eles sociais, econômicos, ambientais, sanitários, psicológico.

Todos os detalhes destes eventos e de como participar constam na página oficial do Identidade IFTO 2020