Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Representantes estudantis do Campus Palmas dialogam com reitor

Representantes estudantis do Campus Palmas dialogam com reitor

Reitoria de Portas Abertas

Estudantes apresentam demandas do campus, e reitor os convida a acompanhar a gestão com mais proximidade
por Thâmara Filgueiras publicado: 16/06/2017 17h51 última modificação: 16/06/2017 17h51
Exibir carrossel de imagens Reitor do IFTO recebe representantes estudantis do Campus Palmas

Reitor do IFTO recebe representantes estudantis do Campus Palmas

Na tarde desta quarta-feira, 14, foi a vez de os representantes estudantis do Campus Palmas, do IFTO, visitarem a Reitoria e conversarem com o reitor Francisco Nairton. A visita foi acompanhada pelo diretor de Assuntos Estudantis Higor Lira e pela relações públicas da Reitoria, Darlyanne Caldas. A atividade faz parte do projeto Reitoria de Portas Abertas.

Durante a reunião, os estudantes apresentaram algumas demandas do campus, como aumento do valor da alimentação, espaço de treinamento para modalidades esportivas específicas, acesso à internet, espaço de lazer e descanso, rádio institucional, centro de línguas. O reitor aproveitou a oportunidade para destacar a importância de os estudantes manterem um diálogo constante com a equipe diretiva da unidade, além de participarem da gestão, seja se informando sobre o que acontece, seja debatendo e opinando sobre as decisões que precisam ser tomadas.

"Os dados referentes aos gastos que as unidades fazem estão disponíveis no site da instituição e também na página de cada campus. Leiam, busquem se informar, debatam entre si e participem da gestão do campus junto com o diretor", afirmou o reitor, incentivando os representantes estudantis a acompanharem as ações realizadas no campus e também a debaterem com o corpo discente tais ações.

Nairton também destacou a importância de os estudantes acompanharem as reuniões do Conselho Superior (Consup), que são transmitidas pela internet, pois muitos temas relevantes para os estudantes e para a instituição como um todo são debatidos ali. Durante a reunião, o reitor informou aos estudantes a criação do Bolsa-Cultura, lançado durante o Festival de Talentos Estudantis do IFTO (Ifestival), reforçou a importância do Bolsa-Atleta, que tem possibilitado a participação dos estudantes em diversos campeonatos em todo o Brasil, e falou da realização da 7ª edição dos Jogos Internos do IFTO (Jifto), que começa na próxima segunda-feira, 19.

Para o presidente do grêmio estudantil do Campus Palmas, Alailson Aguiar, esse tipo de encontro é de extrema importância. "Eu costumo dizer que o grêmio não faz nada sozinho, e a gente precisa ter esse diálogo tanto com a Reitoria quanto com o campus para que a gente possa atuar em conjunto nos projetos e garantir a participação dos estudantes nas decisões", comentou o estudante.

Já o presidente do Centro Acadêmico de Engenharia Elétrica Lucas Cardoso da Silva acredita que os estudantes "ganham voz" a partir de reuniões como a que ocorreu nesta quarta-feira. "À medida que a gente verifica alguns problemas na instituição, a gente tem a oportunidade de apresentar a nossa visão. E isso demonstra que não há uma grande lacuna entre os estudantes e os gestores da instituição".