Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Qualidade de cursos superiores do IFTO é avaliada e recebe nota satisfatória

Qualidade de cursos superiores do IFTO é avaliada e recebe nota satisfatória

Indicadores

Foram adotados instrumentos de avaliação da educação superior no país
por Mayana Matos publicado: 09/03/2017 11h00 última modificação: 09/03/2017 11h15

A pró-reitoria de Ensino (Proen), do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), informou quais cursos foram avaliados por meio dos indicadores de qualidade de Ensino Superior no ano de 2015. Nesta última quarta-feira, 8, o Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou os conceitos referentes àquele ano.

Segundo o Inep, "os indicadores de qualidade são expressos em escala contínua e em cinco níveis, nos quais os níveis iguais ou superiores a 3 indicam qualidade satisfatória. Eles servem como orientadores das avaliações in loco do ciclo avaliativo, sendo importantes instrumentos de avaliação da educação superior brasileira", cita no documentos normativos referentes. A nota de avaliação varia de 1 a 5.

No IFTO, os cursos que participaram do Enade e que foram avaliados foram: Tecnologia em Logística, do Campus Porto Nacional; Tecnologia em Gestão Pública, do Campus Palmas e Bacharelado em Administração, do Campus Paraíso do Tocantins. São considerados três indicadores de qualidade: Conceito Enade; Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). No Instituto, todos os cursos obtiveram o CPC igual a 3.

Os indicadores considerados para avaliar a qualidade dos cursos superiores, são segundo o Inep:

Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), que avalia a qualidade das instituições de educação superior;

Conceito Preliminar de Curso, que avalia qualidade dos cursos superiores e;

Conceito Enade, que avalia o desempenho dos estudantes a partir dos resultados obtidos na aplicação do exame.

Mais informações os indicadores e como são conceituados os cursos e as instituições podem ser obtidas aqui.