Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Reuso informa sobre postos de coleta

Notícias

Projeto Reuso informa sobre postos de coleta

Reciclagem

A ideia é reaproveitar o óleo de cozinha usado em frituras para a fabricação de sabão artesanal.
por Luciana Santal publicado: 08/10/2018 00h00 última modificação: 08/10/2018 12h08

Os realizadores do projeto intitulado "Reutilização de resíduos urbanos na produção de sabão como alternativa de geração de renda, criação de jardins e hortas, educação ambiental e social - REUSO" informa que já foram definidos dois postos permanentes de coleta do óleo de cozinha usado para fritura: o Campus Porto Nacional e a Escola Municipal Delza da Paixão. Os pontos de coleta foram criados para oferecer à sociedade de Porto Nacional um destino correto do óleo de cozinha gerado nas residências e empresas na cidade.

O óleo, após reciclagem, é reaproveitado por famílias em situação de vulnerabilidade social na produção de sabão artesanal. Além desse fator, o reaproveitamento possibilita um trabalho prático de educação ambiental aos estudantes nas instituições de ensino. Qualquer pessoa poderá reciclar o óleo de cozinha em sua residência ou empresa e depositar nos pontos de coleta. Já a retirada do óleo para o reaproveitamento somente será feito por meio de famílias cadastradas.

Desenvolvido pelo Campus Porto Nacional, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), em parceria com a Escola Municipal Delza da Paixão e algumas empresas da cidade de Porto Nacional, o projeto REUSO tem, como um dos objetivos, discutir com a comunidade estudantil, famílias e comunidade local sobre a importância da conservação dos recursos naturais, como a água, o solo e o ar, por meio da reciclagem e do reaproveitamento de pneus e do óleo de cozinha usados.