Notícias
Projeto identIFique-se apresenta exposição fotográfica online e destaca o olhar do estudante de Eventos sobre sua formação
ProfEPT
Está aberta à visitação desde o último dia 26 de novembro a Exposição identIFique-se, composta por fotografias produzidas pelos estudantes do 3º ano do curso de Eventos, do Ensino Profissional Integrado ao Médio do Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). A exposição online, que pode ser conferida clicando aqui, faz parte do projeto IdentIFique-se: o uso educomunicativo da fotografia – com celular e o olhar do estudante sobre sua formação, realizado no Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).
O projeto é desenvolvido pela jornalista do IFTO e mestranda, Eliane Vieira de Ataides Valim, sob a orientação da professora Drª Mary Lúcia Gomes Silveira de Senna. A iniciativa aponta a possibilidade da utilização educomunicativa da fotografia com celular para promoção da reflexão, emancipação e protagonismo do estudante em seu processo formativo. Através das fotografias os estudantes retratam sua percepção sobre seu desenvolvimento formativo, por meio da correlação entre a teoria e a prática ligadas a sua área de formação.
As ações do projeto foram desenvolvidas em parceria com os professores das disciplinas de Elaboração de Projetos, Marketing e Alimentos e Bebidas: Jaimile Cunha, Otávio Bezerra e Daniella Sardinha, no período de setembro a novembro deste ano. As fotografias foram produzidas ao longo da organização e execução do evento: Show de Talentos Online: não perca seu momento de brilhar!, realizado em formato de live pelos estudantes como atividade final do curso. Os registros, produzidos durante a pandemia de Covid-19, retratam também a realidade vivida pelos educandos no momento.
“A intenção do nosso projeto é ampliar o espaço para que o estudante possa se expressar, refletir e se engajar em seu próprio processo formativo por meio da educomunicação, que tem como norte a emancipação e o protagonismo estudantil. Neste sentido a fotografia com celular, que está presente no dia a dia dos jovens, apresenta-se como uma oportunidade de transformação e libertação do educando, que através da imagem pode conhecer e reconhecer sua própria identidade”, ressalta a mestranda Eliane Vieira.
O olhar do estudante
Para a estudante Ysabela Azevedo Morais a participação no projeto proporcionou um novo olhar. “Poder participar do projeto identifique-se foi uma oportunidade única e muito especial. Me fez poder enxergar as coisas de uma forma diferente sempre pensando o que aquilo poderia significar e de como a fotografia é capaz de impactar muitas pessoas de formas diversas, disse a estudante. Quem também classificou a experiência como especial foi a estudante Karina de Morais França, que ressaltou “aprendi a olhar a fotografia de outra forma, gostei bastante desta experiência, porque pude colocar em prática relacionando com o curso Técnico em Eventos. Tenho muita gratidão por cada conhecimento adquirido”.
Confira a exposição
A exposição identIFique-se e mais informações sobre o projeto de mestrado estão disponíveis no site: http://www.projetoidentifiquese.com.