Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programação do primeiro dia aborda diversas temáticas

Notícias

Programação do primeiro dia aborda diversas temáticas

V SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO

Evento segue até a próxima sexta-feira, 11 de novembro
por Maiara Sobral publicado: 09/11/2016 00h00 última modificação: 28/12/2016 14h26
Arquivo Institucional Procedimentos e importância do Comitê de Ética em Pesquisa foram abordados durante palestra

Procedimentos e importância do Comitê de Ética em Pesquisa foram abordados durante palestra

Dando continuidade à programação do V Seminário Administrativo, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), na tarde desta quarta-feira, 9 de novembro, foram ministradas três palestras sobre diferentes temáticas, fator que demonstra a abordagem variada do evento, com o objetivo de alcançar variados perfis dos servidores e participantes em geral.

No primeiro momento, a professora Hellen Luz, do Campus Avançado Lagoa da Confusão, que também é assessora de Projetos do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFTO, falou sobre proteção da propriedade intelectual no âmbito da instituição. Hellen versou a respeito dos direitos autorais e patentes, destacou a importância dos registros das obras produzidas pelos servidores do IFTO e convidou os presentes a conhecerem o NIT.

Em seguida, a professora Candice Novaes, do Campus Palmas, que integra o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do IFTO, tratou sobre os aspectos éticos em pesquisas com seres humanos. Na ocasião, ela lembrou que o comitê está em fase de implantação na instituição e começara suas atividades em janeiro de 2017. Além disso, Candice ressaltou a importância da análise das pesquisas pelos comitês de ética, pois isso contribui para a qualidade dos trabalhos realizados no âmbito do IFTO. Essa palestra faz parte do plano de capacitação e divulgação do CEP/IFTO.

“O objetivo desta palestra é instruir aos servidores o que fiscalizar, como fiscalizar, além de capacitá-los sobre as responsabilidades da Administração Pública e do fiscal de contrato no que diz respeito à fiscalização”, enfatizou João Marcelo dos Santos, contador e coordenador de Supervisão de Contratos.

A programação do seminário segue até a manhã da próxima sexta-feira, 11 de novembro.  

Confira mais fotos na Fanpage do IFTO.