Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programação discutirá demandas estudantis

Programação discutirá demandas estudantis

Coneifto

Evento acontecerá no Campus Palmas, paralelo ao IFestival
publicado: 18/11/2016 00h00 última modificação: 24/11/2016 17h53
Colaboradores: Guilherme Paganotto

O III Congresso dos Estudantes do Instituto Federal do Tocantins (Coneifto) está se aproximando. O evento, que reúne anualmente representantes de entidades estudantis, líderes e estudantes interessados na temática, promove as boas relações entre os discentes e o fortalecimento do movimento estudantil.

Organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e o Grêmio Estudantil do Campus Palmas, com apoio da Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE), o congresso é voltado à formação política e desenvolvimento dos líderes estudantis, além de avaliar o retorno quanto às ações institucionais, destacando pontos positivos e reivindicações dos estudantes dos 11 campi do instituto.

Este ano o evento acontecerá no Campus Palmas, entre os dias 1º e 3 de dezembro, paralelo ao 3º Festival de Talentos Estudantis (IFestival). Lá, os estudantes também discutirão as principais demandas dos alunos e ampliarão os debates de temas do dia a dia escolar, como o protagonismo juvenil e a realidade dos desafios enfrentados pela educação.

Para Patrick Sousa, presidente do DCE do IFTO, o momento congrega uma significativa parcela na formação dos alunos. “O Coneifto é um importante instrumento para formação político-cultural dos estudantes, visto a realidade do nosso país. Acreditamos que a educação vai muito além do ambiente do instituto”, destacou.

A DAE, responsável por gerenciar as inscrições dos estudantes que queiram participar, informou que os representantes das unidades poderão mandar as planilhas com os nomes até esta sexta-feira, 25, por meio do e-mail dae.reitoria@ifto.edu.br.

Entre as pautas desta edição está o lançamento da Cartilha do Movimento Estudantil e diversos momentos de palestras e debates. A programação completa já está disponível, e pode ser conferida abaixo.

01/12 (Quinta-feira)

02/12 (Sexta-feira)

03/12 (Sábado)

8h – Credenciamento

8h30 – Encontro com a DAE ( Diretoria de Assuntos Estudantis) sobre “Reconhecimento de entidades estudantis” diretor Higor Lira

8h30 – Plenária Final e Carta dos Estudantes

9h – Abertura Coneifto e IFestival

9h45 – Lançamento da Cartilha do Movimento Estudantil, elaborada pela DAE

Encerramento do Coneifto 2016

10h15 – Mesa-redonda com tema “Protagonismo Juvenil” com dois convidados (25 minutos cada) e o mediador Patrick Sousa.

10h – Discussão sobre desafios para a Educação: MP do Ensino Médio, PEC do Teto e Escola sem Partido

11h – Almoço no refeitório e retorno das delegações

12h – Intervalo para almoço

14h – Palestra “Conservação do patrimônio público e uso racional dos recursos disponíveis no IFTO” com o pró-reitor de Administração do IFTO Rodrigo Gori.

14h – Momento com a Alta Gestão (Reitor, Diretores de campi e Pró-reitores)

14h50 – Discussão sobre criação de campanha sobre o tema com os estudantes Lucas Bastos e Alex Moura e os servidores Rodrigo Gori e Ionara Chaves.

15h às 17h30 – Grupos de Trabalho: GT 1 – Papel social dos Institutos Federais e a consolidação da Assistência Estudantil na promoção da permanência e êxito acadêmico, com o diretor de Assuntos Estudantis do IFTO Higor Lira.

GT 2 – Diversidade e Cultura de Paz.

GT 3 – Criação do Conselho de Grêmios do IFTO, com o presidente do Grêmio do Campus Palmas Alex Moura.

15h30 – Bate-papo “Papel e importância do líder estudantil” com relato de experiências.

17h – Encerramento