Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa visa incentivar a pesquisa no âmbito do IFTO

Programa visa incentivar a pesquisa no âmbito do IFTO

PAP

Estão abertas quatro seleções, propostas devem ser encaminhadas até o dia 17 de maio
por Maiara Sobral publicado: 24/04/2017 08h40 última modificação: 24/04/2017 08h50

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), está com seleção aberta para quatro editais de fomento à pesquisa no âmbito da instituição. O prazo para envio das propostas segue até o dia 17 de maio, o pesquisador deve ficar atento às exigências de cada seleção.

O edital de apoio a projetos cooperativos de pesquisa aplicada e de intervenção tecnológica do Programa de Apoio à Pesquisa, o PAP/Inova, tem como objetivo selecionar propostas de pesquisa realizadas em parceria com o setor produtivo que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do Estado. Os interessados poderão submeter propostas por meio do Sistema OCS.

Já o PAP/PQ visa selecionar propostas para apoio financeiro por meio da concessão de bolsas aos docentes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e adicional de bancada, são previstas três bolsas na modalidade de Produtividade em Pesquisa e Inovação. A submissão também é feita pelo Sistema OCS.

Por sua vez, o edital do PAP/APL oferta 12 bolsas, uma para cada campus do IFTO, contabilizando 11, e uma para ampla concorrência, para apoio financeiro aos docentes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) na modalidade de bolsas de auxílio às ações de pesquisa com foco nos Arranjos Produtivos Locais (APLs) do estado do Tocantins. As inscrições devem ser feitas via o Sistema OCS.

Por fim, no intuito de fortalecer os grupos de pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), devidamente certificados pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO), foi publicado nesta quarta-feira, o edital do PAP/EGP, que rege a seleção de propostas para estruturação de grupos de pesquisa. Para envio das propostas, o candidato também deve acessar o Sistema OCS.

Vale destacar que segundo as Retificações nº 1 publicadas na última quinta-feira, 20, um mesmo proponente poderá submeter propostas para mais de um edital vinculado ao PAP e ao PAEmI, porém poderá receber recursos de apenas uma seleção. Caso seja classificado em mais de um edital, o proponente deverá optar por um deles para percepção do recurso.

Os cronogramas estabelecem que os resultados finais serão divulgados no dia 23 de junho, com início das atividades em 1º de agosto.