Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Profissionais de TI desenvolvem aplicativo para atender estudantes do IFTO

Notícias

Profissionais de TI desenvolvem aplicativo para atender estudantes do IFTO

Campus Palmas e Reitoria

SIGA-M facilita comunicação sobre a rotina escolar
por Mayana Matos publicado: 09/11/2018 09h20 última modificação: 12/11/2018 12h26

Profissionais de Tecnologia da Informação do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) desenvolveram um aplicativo voltado às necessidades dos estudantes. Através do SIGA-M o estudante pode visualizar notas, frequência e conteúdo lecionado. Qualquer aluno, devidamente regular no IFTO, pode ter acesso ao aplicativo. Para tanto, basta utilizar o mesmo usuário e senha do módulo web ou acesso aos computadores da instituição. 

Através do aplicativo o estudante pode acessar boletim, declaração de matrícula/vínculo, plano de ensino, calendário, comprovante de renovação de matrícula, relatório de índice de aproveitamento e histórico parcial. Caso o estudante queira consultar notas e frequências de período anteriores ou de classes fechadas, ele poderá consultar notas pelo módulo de documentos (boletim ou histórico). 

Campus Palmas e Reitoria 

Ronaldo Parente, Alessandro Borges, Daniel Felix, Hugo Cavalcante e Talles Martins são os servidores responsáveis por desenvolver o aplicativo. A iniciativa foi proposta durante atuação desses servidores no Campus Palmas e o projeto deu continuidade junto à Diretoria de Tecnologia da Informação na Reitoria.

De acordo com o diretor de TI, Kleyton Moreira, "o aplicativo foi pensado e desenvolvido no Campus Palmas em sua versão beta. Aqui na Reitoria o aplicativo ganhou uma identidade visual orientada pela equipe de comunicação", esclareceu.

O analista de TI Daniel Felix falou da necessidade de criar soluções como esta. "Vejo que essa percepção está baseada em um tripé: simplificar o acesso aos estudantes às suas informações acadêmicas e informações de seu interesse; atender às necessidade de facilitação de comunicação entre o IFTO e os estudantes de maneira mais ágil por meio das notificações do aplicativo e iniciar estudos a plataformas ou tecnologias que possam agilizar o trabalho de toda comunidade acadêmica", disse. 

O profissional acrescentou ainda que, na etapa de testes do aplicativo, o professor Cláudio Monteiro, do Campus Palmas, proporcionou o contato a estudantes de um grupo de pesquisa no qual foram disponibilizados alguns convites para utilização e análise do aplicativo. "Os testes do aplicativo foram feitos com alguns estudantes do IFTO, em especial com o estudante Carlos Adriano de Souza do curso técnico em Mecatrônica", declarou. O aplicativo já conta com mais de mil instalações e recebeu avaliações positivas por parte dos alunos. 

Para o analista de TI Alessandro Borges, "a necessidade identificada foi a falta de um canal de comunicação do IFTO com os alunos. Por isso a principal funcionalidade que o aplicativo tem hoje é a possibilidade dos gestores do IFTO enviarem notificações para os estudantes, e estes receberem imediatamente em seus celulares. Através dessa funcionalidade o aluno é a avisado imediatamente quando o professor lança notas ou a classe é fechada sem a necessidade de o aluno ficar acessando o site a todo momento. A gestão também pode enviar qualquer notificação sobre eventos/datas importantes ou qualquer mensagem que desejarem", esclareceu. 

Kleyton Moreira também ressaltou a importância da ação para o IFTO. "Os alunos do IFTO são o motivo dessa instituição existir. Ensino, pesquisa e extensão são as áreas finalísticas onde voltamos nossas ações para atendê-las sempre pensando no grande encontro entre o aluno e o professor. Fornecer soluções tecnológicas que possam facilitar a vida dos estudantes também é nossa missão", disse.

De acordo com os profissionais, o aplicativo está disponível no Google Play e posteriormente será disponibilizado na plataforma da Apple. Para conhecer e baixar o aplicativo, acesse o link disponível aqui