Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professores destacam a importância da realização do 4º Ifestival

Notícias

Professores destacam a importância da realização do 4º Ifestival

Intercâmbio cultural

Evento é avaliado de forma satisfatória pela comunidade acadêmica
por Mayana Matos publicado: 06/03/2017 10h51 última modificação: 06/03/2017 11h01

"O desenvolvimento cultural é vital no processo educativo. Todos necessitamos de espaço para mostrar nossas produções artísticas e culturais, valorizando a imaginação, a criatividade e a diversidade, que são elementos essenciais para o crescimento intelectual", assim ressalta o professor Wilson Rodrigues, do Campus Dianópolis, sobre a realização do Festival de Talentos Estudantis do Instituto Federal do Tocantins  (Ifestival). É com esse sentimento que está sendo preparada mais uma edição desse evento que já é tradição na comunidade acadêmica do IFTO.

Este ano, o 4°IFestival será realizado nos dias 8 e 9 de junho no Campus Gurupi. O evento tem o objetivo de promover o intercâmbio cultural entre os campi, artistas tocantinenses e comunidade em geral, bem como valorizar os talentos e os trabalhos artísticos desenvolvidos pelos estudantes e servidores em cada unidade.

Para a professora de Artes, Cássia Pereira, do Campus Araguatins, iniciativas como esta buscam valorizar tanto o conteúdo teórico como a atividade prática na formação educacional. "Eventos como o Ifestival são necessários para que o aluno utilize os conhecimentos adquiridos em sala de aula, a fim de solucionar problemas reais impostos pela vida diária, valorizando ações em grupos, manifestações artísticas e culturais. Analiso a importância de um evento pelo empenho dos alunos, a participação. Conversando com os participante da edição 2016, percebi o quanto foi importante, não só pelas as apresentações, mas a socialização com os discentes de outros campus", ressaltou.

Satisfação

A comissão organizadora aplicou uma pesquisa de avaliação sobre a edição do ano passado. A maioria dos entrevistados avaliou como "Excelente" a programação (73%), as atrações de dança, teatro e música (88%), as exposições de artes visuais e literatura (62%) e as oficinas (62%). A comunidade pode ainda opinar com sugestões, críticas e elogios à organização do evento. Com base na pesquisa de satisfação realizada, a comissão organizadora do evento elaborou as diretrizes do 4º Ifestival a ser realizado este ano objetivando melhorar cada vez mais o evento.

Na edição anterior, a professora Cássia desenvolveu trabalhos nas linguagens de dança, música, teatro e desenho, com a participação de 25 alunos. Sobre a experiência, a docente afirma que gostou da organização e do empenho dos participantes.

Wilson Rodrigues, que também é professor de Artes, promoveu a  "Oficina de Estêncil: Figuração e Grafite" e colaborou com a etapa local da edição anterior. O professor também destaca a organização do festival. "É a primeira vez que participo e fiquei impressionado com a forma que foi encaminhado e desenvolvido. Minha avaliação do evento é extremamente positiva e considero essencial o carácter de 'não-competição' do evento, numa proposta de compartilhamento e apreciação mútua. O evento se construiu na valorização das diferenças e especificidades de cada campus", enfatizou.

Expectativa

De acordo com a comissão organizadora, aceitando as sugestões dos participantes, diferentemente dos anos anteriores, em que o evento era realizado concomitantemente a outra atividade, este ano, o 4º Ifestival acontecerá de forma independente, com dedicação e atenção exclusivas à promoção das atividades.

Na edição anterior foram realizadas 122 atrações e contou com cerca de 250 participantes. Do total, o maior público envolvido nas atividades foi do Campus Palmas, com 44% de participações, seguido pelo Campus Paraíso do Tocantins, com 15%, e na sequência, o Campus Porto Nacional, com 10%. As demais unidades presentes foram: Campus Avançado Pedro Afonso, Campus Colinas do Tocantins, Campus Araguatins, Campus Avançado Lagoa da Confusão, Campus Gurupi, Campus Dianópolis e Reitoria.

Mais informações sobre como participar do 4º Ifestival acesse aqui. Mais detalhes também podem ser obtidos com as comissões locais em cada unidade.