Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professoras do IFTO farão aperfeiçoamento nos Estados Unidos

Professoras do IFTO farão aperfeiçoamento nos Estados Unidos

Capacitação

Elas foram selecionadas por meio de edital da Capes
por publicado: 11/09/2017 16h09 última modificação: 11/09/2017 16h09

Em janeiro do próximo ano, as professoras do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) Cirlene Custodio Carvalho, do Campus Araguatins e Lucélia Ávila, do Campus Palmas, embarcam para os Estados Unidos, onde participarão do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Inglês nos Estados Unidos (PDPI).

As duas foram selecionadas por meio do Edital 19/2017, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Comissão Fulbright). Ao todo, foram ofertadas 479 vagas para professores de Língua Inglesa da educação básica das redes públicas de ensino do Brasil.

O curso terá duração de seis semanas e será ministrado em universidades estadunidenses, no início de 2018. O objetivo é capacitar os professores brasileiros por meio de ações como o fortalecimento do domínio das habilidades linguísticas, o compartilhamento de metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação, e o estímulo a parcerias com universidades e professores americanos.

Segundo a professora Lucélia Ávila, que também é coordenadora de Relações e Assuntos Internacionais do IFTO, o estímulo à qualificação de nossa comunidade interna em países do exterior é mais uma iniciativa guiada pela crescente demanda pela ampliação do movimento de internacionalização dos institutos federais por meio de ações como esta, que nos enche de esperança, principalmente pela perspectiva de aperfeiçoamento das práticas de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras modernas no Instituto Federal do Tocantins.