Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professora publica artigo em revista Qualis A2 e tem trabalho aceito para compor livro

Notícias

Professora publica artigo em revista Qualis A2 e tem trabalho aceito para compor livro

Difusão do conhecimento

por publicado: 29/09/2017 16h47 última modificação: 22/11/2017 10h48

Por Lúcia Gomes

A professora Liliane Garcia, do colegiado do curso de Tecnologia em Alimento do Campus Paraíso do Tocantins do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), teve artigo aceito para compor a Revista Ciência e Agrotecnologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), classificada com Qualis A2 pela Capes (Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior) do Ministério da Educação. Segundo os editores do periódico, a previsão é que o artigo seja publicado ainda em 2017.

Com o tema “Cenários da Mata Atlântica sob os parâmetros das leis florestais”, a professora, que leciona na unidade desde 2009, analisou o impacto da nova legislação florestal em áreas de preservação permanentes na bacia hidrográfica do Rio Capivari, no bioma da Mata Atlântica, no Estado do Rio de Janeiro.

A pesquisa faz parte dos estudos de doutorado em Ciências Ambientais e Florestais do Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que a professora está cursando e termina no próximo mês.

A classificação de periódicos com Qualis A2 é a segunda mais relevante do sistema utilizado pela Capes. Periódicos com essa classificação somente aceitam trabalhos considerados de alto impacto científico. Além disso, artigos publicados em revistas científicas por docentes são importantes requisitos de produtividade para a qualificação institucional e também para a abertura de programas de pós-graduação.

Por isso, o incentivo a pesquisa é uma das principais preocupações do IFTO. Liliane, por exemplo, é bolsista do programa do Governo Federal Pró-Qualificar, que oferece auxílio financeiro para servidores da Rede Federal como incentivo à qualificação profissional. Segunda ela esse recurso foi importante para efetivação de seu trabalho, pois fomentou o projeto de tese, traduções de artigos e custas de publicações

Publicação em livro

A professora Liliane também acaba de ter outro trabalho escolhido para fazer parte de um livro. A pesquisa com tema: “Produção mais limpa na indústria de panificação por gerenciamento estratégico de resíduos”, foi apresentada no IV Congresso Brasileiro de Resíduos Sólido e Encontro Pernambucano de Resíduos Sólidos (Epersol), entre os dias 20 e 22 de setembro na Universidade Federal Rural de Pernambuco, em Recife.

Mais de 600 trabalhos foram inscritos nesse evento e apenas aqueles considerados destaque foram escolhidos para ser capítulo do livro.

Liliane comemora as publicações e acredita que esse tipo de trabalho fortalece o curso superior em Alimentos do campus. Além disso, ressalta que o resultado de pesquisas como a que foi apresentada no congresso valoriza a preocupação ambiental que advêm da produção alimentícia, especialmente do arranjo produtivo local tocantinense.

Esse trabalho foi desenvolvido em co-autoria com Ianca dos Santos Macedo, Tecnóloga em de Alimentos pelo Campus Paraíso, Paula Lourrayne Oliveira Valadare, estudante de Tecnologia de Alimentos do campus e João Max Casarin Neto, também aluno da unidade, só que do curso técnico em Meio Ambiente.

Liliane também agradeceu aos profissionais do setor de Transportes, gerência de Administração, Coordenação de Pessoas e Coordenação de Pesquisa do Campus Paraíso, que auxiliaram na realização do trabalho. O livro ainda não tem previsão de publicação.