Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor ministra palestra sobre prevenção de acidentes com animais peçonhentos

Notícias

Professor ministra palestra sobre prevenção de acidentes com animais peçonhentos

IFTO na Agrotins

Palestra reforçou os cuidados que devem ser tomados para evitar acidentes
por Eliane Vieira publicado: 09/05/2018 15h20 última modificação: 09/05/2018 15h24

O professor do Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Pedro Ribeiro, em parceria com o coordenador do setor de prevenção de acidentes com animais peçonhentos do CCZ de Palmas, Jorge Luiz Souza, ministrou palestra na manhã desta quarta-feira, 9, na Agrotins 2018.

Com o tema "Prevenção de acidentes com animais peçonhentos" a palestra reforçou os cuidados que devem ser tomados para evitar acidentes, em especial com cobras e escorpiões. O professor também falou sobre os procedimentos de primeiros socorros. “Em caso de acidentes não se deve cortar o local, não se deve dar bebidas para pessoa, não se deve fazer torniquetes. O ideal é deixar a pessoa calma e levá-la para o hospital, para atendimento e a administração do soro”, enfatizou o professor.

Segundo o professor é importante abordar o tema tendo em vista o grande número de acidentes com este tipo de animais registrados na Região Norte. "Temos um grande número de acidentes, em especial com o homem do campo, os produtores. A prevenção é sempre mais indicada do que remediar. O conhecimento dos horários, frequência e hábitos de vida do animal  dá ao agricultor a possibilidade de se proteger usando equipamentos adequados como botas e luvas. No caso de acidente, se a pessoa sabe como proceder, evita-se até mesmo a morte em muitos casos", reforça Ribeiro. 

Ao falar sobre os acidentes com escorpiões, o coordenador do CCZ lembrou que “os bichos dão medo porque tem veneno e muitos matam, mas é preciso lembrar que eles contribuem para descoberta de novos medicamentos e para o equilíbrio da natureza”.

Biofábrica de mudas

Ainda na manhã desta quarta, os visitantes da Agrotins puderam conhecer no stand institucional do IFTO um pouco mais da Genova, biofábrica de mudas. A biofábrica, empresa incubada no Campus Palmas, produz mudas de mandioca livres de vírus e é pioneira no Estado do Tocantins nesta modalidade de produção.

Programação

A programação da Agrotins segue até o próximo dia 12. O IFTO marca presença no evento com palestras, degustação de alimentos e exposição de pesquisas e projetos de extensão. Visite o stand do IFTO na feira e aproveite para saber mais sobre o Instituto e trocar experiências e conhecimentos.