Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor ministra palestra sobre prevenção de acidentes com animais peçonhentos

IFTO na Agrotins

Palestra reforçou os cuidados que devem ser tomados para evitar acidentes
por Eliane Vieira publicado: 09/05/2018 15h20 última modificação: 09/05/2018 15h24

O professor do Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Pedro Ribeiro, em parceria com o coordenador do setor de prevenção de acidentes com animais peçonhentos do CCZ de Palmas, Jorge Luiz Souza, ministrou palestra na manhã desta quarta-feira, 9, na Agrotins 2018.

Com o tema "Prevenção de acidentes com animais peçonhentos" a palestra reforçou os cuidados que devem ser tomados para evitar acidentes, em especial com cobras e escorpiões. O professor também falou sobre os procedimentos de primeiros socorros. “Em caso de acidentes não se deve cortar o local, não se deve dar bebidas para pessoa, não se deve fazer torniquetes. O ideal é deixar a pessoa calma e levá-la para o hospital, para atendimento e a administração do soro”, enfatizou o professor.

Segundo o professor é importante abordar o tema tendo em vista o grande número de acidentes com este tipo de animais registrados na Região Norte. "Temos um grande número de acidentes, em especial com o homem do campo, os produtores. A prevenção é sempre mais indicada do que remediar. O conhecimento dos horários, frequência e hábitos de vida do animal  dá ao agricultor a possibilidade de se proteger usando equipamentos adequados como botas e luvas. No caso de acidente, se a pessoa sabe como proceder, evita-se até mesmo a morte em muitos casos", reforça Ribeiro.

Ao falar sobre os acidentes com escorpiões, o coordenador do CCZ lembrou que “os bichos dão medo porque tem veneno e muitos matam, mas é preciso lembrar que eles contribuem para descoberta de novos medicamentos e para o equilíbrio da natureza”.

Biofábrica de mudas

Ainda na manhã desta quarta, os visitantes da Agrotins puderam conhecer no stand institucional do IFTO um pouco mais da Genova, biofábrica de mudas. A biofábrica, empresa incubada no Campus Palmas, produz mudas de mandioca livres de vírus e é pioneira no Estado do Tocantins nesta modalidade de produção.

Programação

A programação da Agrotins segue até o próximo dia 12. O IFTO marca presença no evento com palestras, degustação de alimentos e exposição de pesquisas e projetos de extensão. Visite o stand do IFTO na feira e aproveite para saber mais sobre o Instituto e trocar experiências e conhecimentos.