Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pescar é tema de mesa-redonda que abre programação

Pescar é tema de mesa-redonda que abre programação

Seminário de Assistência ao Estudante

por Thâmara Filgueiras publicado: 10/08/2017 07h07 última modificação: 10/08/2017 07h08

"A assistência estudantil não se limita à concessão de auxílios", e foi com a ideia de mostrar ao público participante do VII Seminário de Assistência ao Estudante que o trabalho é muito mais amplo e deve objetivar o acesso à instituição, a permanência e o êxito do estudante, que a assistente social Sônia Caranhato apresentou o Programa de Estudo Sociocoeconômico-cultural de Acompanhamento da Realidade do Estudante (Pescar).

Sônia é presidente da comissão responsável pela implantação do programa no IFTO e, juntamente com o diretor de Assuntos Estudantis, Higor Lira, falou sobre os objetivos do Pescar em uma mesa-redonda que abriu a programação do evento, na manhã desta quarta-feira, 8, no Centro de Convenções de Porto Nacional.

Para familiarizar os servidores que atuam na assistência estudantil, Sônia apresentou quais serão as linhas de ação a serem trabalhadas pela equipe de Tecnologia da Informação (TI) que estará envolvida na criação do sistema informatizado que servirá de base de dados para as ações do Pescar. O sistema ainda está em fase de construção, e contará com módulos que auxiliará os serviços das áreas de serviço social, de psicologia, da saúde, entre outras que estejam relacionadas à assistência estudantil.

Ao final de sua apresentação, Sônia esclareceu as dúvidas dos participantes  relacionadas ao sistema, e convidou todos a realizarem o primeiro teste no questionário a ser lançado aos estudantes que começará a alimentar a base de dados do sistema do Pescar.

Programação do evento

Com o tema "Entrar, permanecer e transformar", o seminário conta com a participação de representantes da equipe de assistência estudantil das doze unidades do IFTO, além de demais servidores interessados no tema e estudantes dos diversos campi

Durante a abertura do evento, o pró-reitor de Administração, Rodrigo Gori, representou o reitor Francisco Nairton, que participa de uma reunião do Conselho Nacional  das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em Santarém (PA). Ele destacou que tem sido um desafio desenvolver as ações do Programa de Assistência Estudantil nesse período de contingenciamento, mas ressaltou a importância do programa e a necessidade dos esforços em continuar promovendo tais ações.

O diretor de Assuntos Estudantis, Higor Lira, disse que a ideia é que, no percurso escolar, o estudante possa ter boas oportunidades para se formar como cidadão e como profissional e que obtenha sucesso, "e o papel do Instituto é diminuir as dificuldades  que podem ameaçar a sua formação, e no evento, nós discutimos como resolver questões tanto de ordem econômica quanto sociais, psicológicas e relacionadas à saúde, com a participação de profissionais de diversas áreas", completou o diretor.

A diretora-geral do Campus Porto Nacional, Lilissanne Marcelly, o coordenador de Assistência Estudantil do Campus Porto Nacional, Diego Paulino, e a presidente do grêmio estudantil do Campus Porto Nacional Sofia Torres, também participaram da solenidade de abertura do evento. O VII Seminário de Assistência ao Estudante acontece até a próxima sexta-feira, 11, e a programação completa pode ser acessada aqui.

Veja mais fotos do evento na nossa fanpage.