Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Núcleo conclui fase experimental sobre cultivares de alface

Notícias

Núcleo conclui fase experimental sobre cultivares de alface

Ensino e Pesquisa

Produção em sistemas aquopônico e hidropônico foi estudada
por publicado: 24/05/2018 14h49 última modificação: 24/05/2018 14h53
Exibir carrossel de imagens Produção em sistemas aquopônico e hidropônico foi estudada

Produção em sistemas aquopônico e hidropônico foi estudada

Na última quarta-feira, 23, o Núcleo de Ensino, Pesquisa em Sistemas Integrados (NEPSI) do Campus Dianópolis, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), concluiu a fase experimental do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da discente Neiva Cerqueira do Curso, de Engenharia Agronômica, intitulado: “Produtividade de cultivares de alface produzidos em sistemas aquopônico e hidropônico”.

Para os integrantes do núcleo, a motivação deu-se pela busca de alternativas viáveis e de baixo custo para a nutrição de plantas, uma vez que, os sistemas de produção integrado (aquaponia e hidroponia), proporcionam reduções no consumo de água, na incidência de pragas e doenças, permitem uma maior otimização no uso de adubos, em especial ao aproveitamento do efluente da produção de peixes, e uma produção vegetal ininterrupta ao longo do ano sem o uso de agrotóxicos.

A equipe do NEPSI aproveitou para agradecer o senhor Auri, piscicultor e proprietário do Projeto Pirapitinga, localizado no município de Almas  (TO), responsável pela pela doação dos peixes. Vale lembrar que as hortaliças foram doadas à comunidade do campus