Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Membros do Conep avaliam Comitê de Ética em Pesquisa do IFTO

Notícias

Membros do Conep avaliam Comitê de Ética em Pesquisa do IFTO

Avalização Conep

A Conep, que é ligada ao Conselho Nacional de Saúde (CNS), avaliam o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do IFTO.
publicado: 12/08/2016 00h00 última modificação: 06/07/2017 11h51
Colaboradores: Érica Regina Ferreira

Na manhã desta quinta-feira, 11, a reitoria do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) recebeu a visita dos membros da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), ligada ao Conselho Nacional de Saúde (CNS), para avaliarem o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/IFTO), coordenado pelo professor Daniel Marra.

 

Segundo Candice Barros, membra do comitê, a avaliação foi positiva. “Nosso comitê ainda não está avaliando projetos, nós estávamos em fase de estruturação e organização de documentos. O Conep veio para observar a nossa estrutura e o apoio que temos da gestão do Instituto. Essa visita foi de extrema importância, pois conseguiram observar nossos aspectos positivos”, disse.

 

A próxima etapa dos trabalhos é o estudo e a análise de toda a resolução do comitê para que, nos dias 29 e 30 de setembro, seja realizado o curso de capacitação dos membros, e, só após isso, os projetos de pesquisa poderão ser submetidos e avaliados pelo CEP. “Nesses dois dias, faremos apresentação do comitê para a comunidade científica em geral, e capacitaremos todos os membros na utilização da plataforma Brasil, na qual os projetos serão cadastrados e submetidos para avaliação. Só teremos acesso à plataforma após o curso, para que esse trabalho seja feito adequadamente às normas do Conep”, destacou Candice.

 

Comitê de Ética em Pesquisa do IFTO

O CEP é responsável pelo acompanhamento e pela análise de projetos de pesquisas que são realizados no âmbito do Instituto e que envolvem seres humanos, a fim de observar se tais projetos cumprem as normas e os aspectos éticos indicados pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).