Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IV Coneifto é marcado por integração entre gestores e estudantes

Notícias

IV Coneifto é marcado por integração entre gestores e estudantes

Entidades Estudantis

Representantes dos estudantes recebem retorno de reivindicações apresentadas
por Mayana Matos publicado: 21/12/2017 00h00 última modificação: 21/12/2017 12h33

Foi realizado, entre os dias 4 e 5 de dezembro, a quarta edição do Congresso dos Estudantes do Instituto Federal do Tocantins (Coneifto).

O evento foi "voltado para formação política, desenvolvimento dos líderes estudantis, pesquisa, extensão, políticas educacionais e integração entre o movimento estudantil, além de retorno quanto às ações institucionais, destacando pontos positivos e reivindicações dos estudantes dos 11 campi do IFTO", conforme explicou o diretor de Assuntos Estudantis Higor Lira. 

O encontro reuniu representantes de entidades estudantis, como o Diretório Central dos Estudantes, grêmios estudantis, centros acadêmicos, diretórios acadêmicos, entre outros. Também estiverem presentes líderes de turma, líderes em formação e gestores do IFTO. 

A programação contou com palestras sobre "Orçamento do IFTO: Elaboração e aplicação", ministrada pelo pró-reitor de Administração Rodrigo Gori e mesa-redonda sobre "Excelência no Ensino", com a participação do pró-reitor de Ensino Ovídio Dantas e demais profissionais. Na ocasião, os estudantes participaram de um bate-papo com o diretor Higor Lira sobre a "Assistência Estudantil e os impactos no ensino". Também puderam participar de um momentos de conversa com representantes da gestão do IFTO. 

Ao longo do evento também foi promovido grupos de trabalhos sobre inserção profissional de alunos egressos; empreendedorismo e inovação; a importância do ensino profissional e o novo Ensino Médio e Coaching e liderança. 

Respostas às reivindicações 

Na ocasião, os estudantes receberam, formalmente, o retorno do Colégio de Dirigentes do IFTO (Codir) à Carta de Reivindicações das Entidades Estudantis de 9 de agosto de 2017. Entre as solicitações, estão pedidos de implantação de passe-livre para aluno que residem em cidades que possuam dificuldades com os meios de transportes locais; padronização de carteirinhas estudantis; acesso democrático à internet, etc. Mais detalhes sobre o documento, com o retorno pelo Codir podem ser acessados nos links abaixos: 

Retorno à Carta

Reivindicações, Retorno e Responsáveis