Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para seleção de projetos voltados à implementação das Oficinas 4.0

Setec/MEC

Interessados têm até 10 de outubro para submissão de propostas
por Mayana Matos publicado: 04/10/2021 14h30 última modificação: 04/10/2021 14h40

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) torna público o Edital nº 67/2021 para a seleção de projetos voltados à implementação das Oficinas 4.0, aberto às instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica (Rede Federal). O edital prevê uma ampla capacitação de estudantes e servidores em tecnologias e metodologias voltadas para a solução de problemas enfrentados pelo setor produtivo no contexto da economia 4.0.

São critérios para submissão de propostas: cada campus da instituição poderá submeter até 2 propostas. Cada proposta deve estar associada a um projeto de inovação tecnológica, voltado à construção de soluções para demandas reais apresentadas pelos parceiros do setor produtivo. Serão aceitas apenas propostas que contenham carta de apoio do dirigente máximo do campus proponente. A proposta deve ser acompanhada de Declaração de intenção de parceria de cada uma das instituições parceiras do setor produtivo no projeto de inovação foco das Oficinas. As instituições parceiras do setor produtivo podem ser de caráter público ou privado, abrangendo empresa privada ou estatal, órgão da administração pública direta ou indireta e organização da sociedade civil.

Submissão das propostas

O prazo para a execução das propostas é de 10 meses. A submissão das propostas deve ser realizada em sistema eletrônico, até o dia 10 de outubro, e todos os documentos solicitados deverão ser encaminhados exclusivamente neste sistema, até às 23h59, horário de Brasília, da data informada no cronograma deste Edital. Após a submissão, será gerado recibo eletrônico de protocolo, que servirá como comprovante de inscrição. O sistema de submissão de propostas está disponível no link https://ifes20.selecao.net.br/informacoes/4/

As oficinas 4.0 constituem-se em um programa de oficinas extracurriculares, executadas em espaços de construção coletiva, por meio de aprendizagem baseada em projetos, voltadas à construção de soluções para demandas reais oriundas do setor produtivo, com o objetivo de desenvolver em estudantes do ensino médio técnico e de graduação e pós-graduação as competências requeridas para o empreendedorismo, a inovação e o uso das tecnologias digitais da Economia 4.0.

A distribuição das bolsas de pesquisa será realizada pelo professor orientador, respeitando-se o limite de recursos previsto para cada proposta contemplada e seguindo as modalidades estabelecidas na Tabela 1 do edital.

Mais informações sobre documentação, modelos, anexos, prazos e procedimentos estão disponíveis neste link: aqui