Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO testa ferramentas de acessibilidade do novo site e da instalação de piso tátil

Notícias

IFTO testa ferramentas de acessibilidade do novo site e da instalação de piso tátil

Deficiência visual

O objetivo foi verificar as ferramentas de acessibilidade do novo site do IFTO, bem como as adequações do piso tátil instalado no prédio
por Mayana Matos publicado: 25/10/2016 10h00 última modificação: 01/11/2017 13h36

Foi realizado na última sexta-feira, 21, testes de acessibilidade para pessoas com deficiência visual com o objetivo de verificar as ferramentas de acessibilidade do novo site do IFTO, bem como as adequações do piso tátil instalado no interior do prédio da reitoria do Instituto.

O servidor do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE/TO), Clairton Thomazi, que é deficiente visual, foi convidado a conhecer o ambiente e a testar a navegação no novo site a ser lançado no próximo mês.

De acordo com a coordenadora de Ações de Inclusão e Diversidade do IFTO, Hérica Aguilar, foi implantado o piso tátil no prédio da reitoria em atendimento às leis que asseguram condições de acesso às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. “A acessibilidade é um assunto de grande importância. Hoje no Brasil, aproximadamente 25 milhões de pessoas apresentam algum tipo de deficiência física e/ou mobilidade reduzida. Essa parcela da população não deve permanecer excluída de exercer o direito básico da liberdade de locomoção. Toda obra arquitetônica representa uma interferência no espaço urbano. Projetar acessibilidade é possibilitar inclusão social”, enfatizou Hérica.

Clairton Thomazi parabenizou a iniciativa e sugeriu que o piso seja instalado nos campi onde há maior fluxo de pessoas, bem como em outras instituições. “Sem dúvida são ações de grande relevância para a sociedade tocantinense, especialmente para a comunidade de pessoas deficientes. É necessário que estas ações sejam disseminadas para outros órgãos da administração pública e, internamente, as mesmas devem ser pulverizadas na instituição. Fiquei lisonjeado em participar de tão relevante ação”, destacou.

A analista de sistemas da Diretoria de Tecnologia da Informação do IFTO, Vivian Dantas, apresentou as ferramentas de acessibilidade do novo site do IFTO. “Buscamos atender as recomendações do eMAG para promover autonomia e independência a pessoa com deficiência visual ao navegar pelo site. É importante ter essa validação do usuário. Procuramos, com teste, verificar se a disposição do conteúdo do novo site está compreensível ou não e, assim, buscar adequá-lo da melhor forma”, esclareceu Vivian.

Clairton fez a leitura do novo site por meio de um software que transforma as informações visuais em áudio. O servidor parabenizou os profissionais pela iniciativa e discutiu sugestões para melhorias. “Acredito que a equipe que está a frente, está focada em promover acessibilidade e tem, pelo que testamos, conhecimento para levar o projeto. Nos testes que fiz ficou claro este comprometimento e conhecimento. O restante é dar continuidade e conscientizar os demais servidores que irão alimentar o portal, da importância de tornar esta ferramenta acessível a toda a sociedade, seja deficiente ou não”, disse.