Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO realiza segundo teste de acessibilidade no portal

Notícias

IFTO realiza segundo teste de acessibilidade no portal

Inclusão

Analistas de TI avaliam navegabilidade de professor com deficiência visual
por Mayana Matos publicado: 18/01/2018 00h00 última modificação: 24/01/2018 13h09

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO), por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), realizou nos dias 11 e 13 de dezembro de 2017, o segundo teste de acessibilidade no portal do IFTO. Os analistas de Tecnologia da Informação Vivian Facundes e Daniel Felix realizaram uma avaliação humana com o professor do Campus Palmas, que possui deficiência visual, Euler Barbosa.  

Segundo Vivian, o teste manual tem contribuído para otimizar a estrutura e o conteúdo das páginas do portal. "Cada teste realizado é um feedback para compreendermos o que é preciso melhorar para tornar o portal cada vez mais acessível para o usuário com deficiência visual", disse, acrescentando que, após a avaliação com o professor Euler, foi ajustada a linguagem do conteúdo da página de acessibilidade e demais páginas do portal.

"Foi possível perceber a importância de não utilizarmos textos longos nas páginas e não repetir links, como pode ser visto em diversos portais, que repetem, por exemplo, os links das mídias sociais no cabeçalho e rodapé", detalhou Vivian. 

No portal do IFTO são disponibilizados vários canais de comunicação para que o público relate o erro encontrado ou solicite ajuda para encontrar um conteúdo. "Temos recebido também sugestões do nosso público e essas sugestões têm colaborado com o nosso trabalho constante de melhoria do portal", ressaltou. 

De acordo com Vivian Facundes, durante treinamentos, são repassadas orientações sobre a importância de atender as recomendações de acessibilidade para conteúdo web aos vários servidores, de diversas áreas do IFTO, que estão responsáveis por publicações no portal.