Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO promove webinário Setembro Azul: Educação, Cultura e Protagonismo

Notícias

IFTO promove webinário Setembro Azul: Educação, Cultura e Protagonismo

Dia Nacional do Surdo

Evento será transmitido via o YouTube nos dias 22, 23, 24 e 25 de setembro
por Maiara Sobral publicado: 14/09/2020 11h50 última modificação: 17/09/2020 10h54

O mês de setembro é marcado por diferentes campanhas de sensibilização e conscientização, por isso, ele recebe várias cores, entre elas está a cor azul, em razão do Dia Nacional do Surdo, celebrado no dia 26 de setembro. No Instituto Federal do Tocantins (IFTO), o Setembro Azul será marcado por diferentes ações, entre elas o webinário Setembro Azul: Educação, Cultura e Protagonismo, a abertura no dia 22 será transmitida via o YouTube Oficial do Campus Porto Nacional e as demais transmissões por meio do YouTube Oficial do IFTO, nos dias 23, 24 e 25 de setembro.

No dia 22, a professora Gabriela Otaviani, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), ministrará a palestra "Setembro Azul: qual é o papel no mês dos surdos?". No dia 23, será transmitida uma apresentação cultural e no dia 24 será a vez dos relatos de experiência: o surdo nas diferentes modalidades de ensino, com estudantes do IFTO. O fechamento, no dia 25, terá a palestra "Educação de surdos e formação de professores - Questões linguísticas e identitárias", com a professora Alanna Araújo, também da UFT. A apresentação cultural será transmitida a partir das 18h30 e as demais atividades a partir das 19h. 

Segundo a responsável técnica pela Coordenação de Inclusão e Diversidade (CID), vinculada à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proae), Alini Alves, "a luta pela inclusão e visibilidade da comunidade surda é representada pelo Setembro Azul, mas é também uma prática diária, e todos nós podemos ser apoiadores nisso. Todos os dias pessoas surdas sofrem preconceito e exclusão por parte daqueles que não compreendem o que significa ser surdo. Aprender o básico no comunicação em Libras, aprender a falar um oi , vai fazer muita diferença na vida deles".

Faça sua inscrição pelo Sistema de Eventos, cada dia tem uma inscrição diferente, por isso, o interessado pode efetuar o cadastro até mesmo no dia da programação que lhe interessa.

Outras ações do IFTO

Ainda em alusão à data, as unidades do IFTO realizarão atividades locais para conscientização e sensibilização da comunidade interna e da comunidade externa sobre a importância da inclusão do surdo.