Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO promove inclusão dos estudantes

Notícias

IFTO promove inclusão dos estudantes

Dia Nacional do Surdo

Atualmente, a instituição possui 12 tradutores e intérpretes de Libras
por Maiara Sobral publicado: 24/09/2018 14h09 última modificação: 25/09/2018 15h42

O que significa incluir? O mês de setembro está marcado por datas importantes no que diz respeito à inclusão das pessoas com deficiências. Na próxima quarta-feira, 26, é comemorado o Dia Nacional do Surdo e o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) reconhece a importância de políticas inclusivas para acesso, permanência e êxito dos seus estudantes surdos. Atualmente, a instituição atende a 10 estudantes surdos, que estão em diversas unidades. 

"O IFTO tem avançado muito para inclusão dos surdos. Desde 2014, quando tivemos o primeiro concurso para intérprete, os surdos têm visto o instituto como referência. Somos a única instituição com um quadro de 12 tradutores e intérpretes, que estão espalhados pelas unidades. Esse ano teremos o primeiro edital em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para nosso vestibular unificado", comemora Alini Alves, tradutora e intérprete de Libras, no Campus Palmas. 

Quanto aos desafios para inclusão dos surdos, Alini destaca a importância dessa acessibilidade no que diz respeito às correções das redações, visto que o Português é a segunda língua do surdo, que acaba trazendo elementos da Libras para o seu texto. Nesse sentido, ações estão sendo implementadas, para que as correções sejam feitas por servidores habilitados em Libras.

O estudante Renato Rocha, do Campus Araguaína, ressalta a importância da tradução para a permanência do surdo no ambiente escolar. "Quando entramos no IFTO, temos o apoio da instituição para permanecer em sala de aula. Isso é importante para qualquer aluno", lembra o estudante. 

Setembro Azul

Conhecido como Setembro Azul, nesse mês são comemoradas as seguintes datas: 23 - Dia Internacional das Línguas de Sinais, 26 - Dia Nacional do Surdo, 30 - Dia Internacional do Tradutor (Dia de São Jerônimo) e na última semana do mês - Semana Internacional do Surdo.