Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO promove ações alusivas à campanha Setembro Amarelo

Notícias

IFTO promove ações alusivas à campanha Setembro Amarelo

Salvar vidas!

Programação conta com vídeos temáticos e palestras ao vivo
por Mayana Matos publicado: 03/09/2021 16h00 última modificação: 14/09/2021 17h52

No mês de setembro, a cor amarela é associada ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). Com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a valorização da vida e a importância de cada pessoa na prevenção ao suicídio, as unidades do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) prepararam algumas atividades em alusão ao Setembro Amarelo. Publicação de cards informativos, realização de palestras e uma série de vídeos elucidativos fazem parte da programação. Para reforçar a visibilidade da campanha, o IFTO alterou as cores do portal e perfis nas redes sociais para a cor amarela. 

De acordo com o setor de Psicologia da Reitoria do IFTO, serão publicados vídeos informativos ao longo de todo o mês, com temas diversos relacionados à saúde mental. De acordo com o setor, o objetivo é conscientizar e desmistificar o tema, bem como falar sobre saúde mental de modo a destacar a busca por auxílio, como também, a importância do acolhimento de uns para com os outros. Os  vídeos serão publicados nos canais oficiais, nas mídias sociais das unidades do IFTO. A cada semana, uma nova postagem será feita relacionada à campanha. 

A produção dos vídeos envolve a participação de oito psicólogos do IFTO, das unidades de Araguaína, Araguatins, Palmas, Reitoria e Colinas do Tocantins. "O papel de combate ao suicídio é de todos. O objetivo é chamar atenção para os cuidados consigo mesmo e com as outras pessoas, é preciso estar atento, reconhecer os sinais de alerta, acolher, escutar. E, se preciso, buscar ajuda profissional", enfatizou a psicóloga da Reitoria, Milena Borges Parente Thomazi. 

A pró-reitora de Assuntos Estudantis, Marilene Dantas Sepulvida, destacou que o setor já está com as ações planejadas para todo o mês. "A Proae já tem, em seu calendário, o investimento em ações no Setembro Azul e Amarelo, como forma de aproximação com a comunidade a respeito de temas tão relevantes. Todo ano são pensadas ações inovadoras e de grande importância para chegar aos nossos estudantes", disse, lembrando das ações que já estão programadas, a partir do dia 20, para a temática Setembro Azul, mês em que se celebra a  visibilidade da comunidade surda.

Os vídeos da campanha Setembro Amarelo trarão as seguintes temáticas: 

- Tema: Campanha Setembro Amarelo

Psicóloga: Maria Elisa Magalhães Albuquerque Souto Ribeiro

- Tema: Expressão e escuta

Psicóloga: Rosângela Veloso de Freitas

 - Tema: Mitos sobre o suicídio

Psicóloga: Daniela de Sousa Liberato

- Tema: Alcoolismo e suicídio

Psicóloga: Milena Borges Parente Thomazi

- Tema: Suicídio e trabalho

Psicólogo: Fernando Vieira Machado

- Tema: Ansiedade, o que fazer?

Psicóloga: Patrícia Andrade Figueira

 - Tema: Tratamento

Psicóloga: Agda Rodrigues Santos

 Araguatins

Na unidade de Araguatins, a campanha contará com as postagens semanais de vídeos e materiais gráficos, nas redes sociais oficias e portal da unidade. Neles, serão discutidos pelos psicólogos, de diferentes campis do IFTO, temas como: ansiedade, depressão entre outros. Além disso, serão divulgados os serviços de apoio psicológicos disponibilizados pela instituição de ensino. 

Gurupi

Na unidade de Gurupi, a programação conta com a Palestra com o tema: "Quando reconhecer sinais que fogem à normalidade? Quando procurar ajuda?", a ser ministrada para os servidores da unidade, no dia 15, a partir das 18h. No dia 21, será a vez dos estudantes e seus familiares participarem da palestra com o tema "Como promover saúde mental em Família/Casa?", a partir das 18h. 

Lagoa da Confusão

Além de cards informativos e vídeos dos psicólogos, a unidade de Lagoa da Confusão promoverá uma live específica no dia 30, às 19h, com a palestra "Despertando para a vida" a ser ministrada pelo pedagogo Helan de Sousa. "É uma ação alusiva aos alunos, haja vista que está presente dentro do ambiente educacional, também fora dele e com isso faz se necessário fazer um trabalho melhor", declarou. 

As demais unidades também seguirão a campanha institucional do IFTO com a publicação dos vídeos e cards informativos em seus canais, nas redes sociais. 

Escuta Psicológica

O IFTO reforçou, ainda, que os psicólogos da instituição estão oferecendo escuta psicológica aos servidores, com o objetivo de disponibilizar um espaço de fala e de escuta das situações psicossociais causadas pela pandemia do novo coronavírus.  O servidor(a) que tiver interesse deverá enviar solicitação para o e-mail : pqv@ifto.edu.br Vale ressaltar que, aos estudantes, também são disponibilizados canais de atendimento para o acolhimento psicológico, conforme detalhado aqui

Prevenir e reduzir

De acordo com o portal oficial do movimento, o Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida)CFM (Conselho Federal de Medicina) ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

De acordo com a organização, são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Os contatos com o CVV são feitos pelos telefones 188 (24 horas e sem custo de ligação), pessoalmente (nos 110 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br, por chat e  e-mail,  sob total sigilo. Conheça diversos canais que podem auxiliar na prevenção ao suicídio, acessando Links Úteis