Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO planeja acolhimento para novo semestre letivo

Notícias

IFTO planeja acolhimento para novo semestre letivo

2021/1

Confira as datas de início e programação de recepção
por Maiara Sobral publicado: 28/01/2021 11h10 última modificação: 28/01/2021 11h11

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) planeja o acolhimento virtual dos estudantes para o semestre letivo de 2021. Vale destacar que conforme deliberação da última reunião do Conselho Superior (Consup) o formato remoto para as aulas será mantido, em razão do avanço da Covid-19. Nesse sentido, a recepção também tem como objetivo a orientação para os novos estudantes sobre essa modalidade de ensino.

O Acolhimento Estudantil Virtual está sendo articulado pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantins e as unidades, o momento será realizado conforme o calendário de cada campus e a programação contará com a participação de todas as pró-reitorias e reitor. Cada  unidade está responsável por divulgar os meios de acesso ao evento. 

"O acolhimento estudantil é uma ação humanizadora, com função social e educacional, cujo objetivo visa estabelecer uma cultura de atendimento em receber e orientar os estudantes ingressantes no IFTO, bem como a família, pretendendo desta forma, a garantia da permanência e êxito desde o primeiro dia na instituição. O acolhimento estudantil não se esgota no primeiro dia letivo, ele perdura em todo o período de adaptação, quando o estudante vai se ambientando e é encorajado a interagir com os diversos setores do IFTO", destaca Marilene Sepulvida, pró-reitora de Assuntos Estudantis.

Quanto à recepção dos novatos e formato de ensino remoto, a pró-reitora de Ensino Nayara Pajeú destaca que "contamos com o apoio de todos para fazer chegar aos ouvidos dos novos estudantes e reforçar junto aos veteranos, que com o início do ano letivo de 2021, possivelmente, alguns desafios aparecerão, e eles aparecem para todos nós, mas quando eles surgirem para o estudante, que a primeira opção nunca seja a desistência. A primeira opção deve ser sempre procurar o IFTO, apresentar a sua dificuldade, e juntos pensarmos em alternativas".

Calendários 2021/1

Na unidade de Porto Nacional, as aulas do semestre 2021/1 começam no dia 1º de fevereiro. Em Gurupi o período também será iniciado em 1º de fevereiro, com exceção do curso de Produção de Grãos com início previsto para o dia 8 do mesmo mês.

Já na unidade de Palmas, os cursos do Ensino Médio Integrado começam no dia 1º de fevereiro, e os cursos técnicos subsequentes, superiores e do Proeja serão iniciados no dia 22 do mesmo mês.

Em Dianópolis, o semestre 2021/1 inicia em 8 de fevereiro. Nas unidades de Araguaína e Formoso do Araguaia o período será iniciado no dia 22 de fevereiro, na unidade de Araguatins as aulas iniciam no dia 1º de março, assim como nas unidades de Paraíso do Tocantins e Pedro Afonso.

Em Lagoa da Confusão, as aulas do novo semestre letivo iniciam no dia 10 de março, por fim, em Colinas do Tocantins o período começa no dia 22 de março.

Em caso de dúvidas, o estudante pode entrar em contato via o e-mail: proen@ifto.edu.br

O IFTO oferta cursos gratuitos de pós-graduação, graduação, técnicos de nível médio e cursos de formação continuada.

O IFTO oferta cursos gratuitos de pós-graduação, graduação, técnicos de nível médio e cursos de formação continuada.