Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO oferta mestrado e doutorado em parceria com Unisinos

Notícias

IFTO oferta mestrado e doutorado em parceria com Unisinos

Stricto Sensu

Etapas de entrevistas e defesas de anteprojeto serão feitas de forma on-line
por Mayana Matos publicado: 07/01/2022 09h50 última modificação: 07/01/2022 10h03

O Programa de Pós-Graduação em Economia da Unisinos (Processo Seletivo 2022/1 - Turma Complementar - IFTO) comunica a abertura de inscrições para a seleção de candidatos aos cursos de mestrado e doutorado. 40% das vagas são destinadas para candidatos vinculados ao Instituto Federal do Tocantins (IFTO). 

As inscrições estão abertas até 21 de fevereiro de 2022. São ofertados os seguintes quantitativos de vagas:

Mestrado: 25 vagas

Doutorado: 15 vagas

Do total das vagas ofertadas, serão reservadas 40% para candidatos vinculados ao IFTO e 60% para o público em geral.

Inscrição

O valor da inscrição é R$70,00 e podem ser feitas através dos seguintes endereços eletrônicos: 

Mestrado: https: //www.unisinos.br/pos/mestrado-academico/economia/presencial/porto-alegre#processo-seletivo-1169

Doutorado: https: //www.unisinos.br/pos/doutorado-academico/economia/presencial/porto-alegre#processo-seletivo-1188

É necessário que o interessado tenha disponibilidade de tempo para acompanhar o regime didático estabelecido no convênio entre o IFTO e a UNISINOS, incluindo a participação nas atividades acadêmicas presenciais que serão desenvolvidas na sede da UNISINOS em Porto Alegre/RS, arcando integralmente com os respectivos gastos e despesas. 

Seleção

O processo de seleção para o Mestrado ocorrerá em duas etapas independentes, na seguinte ordem:

1. Análise e avaliação da documentação e do currículo Lattes (nota: 0 a 10): pós-graduação Lato Sensu concluída, produção técnica-científica, apresentação em eventos científicos, premiações acadêmicas, experiência como bolsista de iniciação científica. (Peso da etapa: 40%)

2. Entrevista (nota: 0 a 10): serão avaliados a comunicação do candidato, motivação para os estudos, comprometimento, disponibilidade para os estudos, conhecimentos de inglês e experiência profissional. (Peso da etapa: 60%)

O processo de seleção para o Doutorado ocorrerá em três etapas independentes, na ordem abaixo descrita, devendo o candidato participar de todas para que sua seleção seja validada:

1. Análise e avaliação da documentação e do currículo Lattes (nota: 0 a 10): formação acadêmica, produção acadêmica e apresentação em eventos científicos. (Peso da etapa: 30%)

2. Defesa do Anteprojeto de Pesquisa, durante 20 minutos, com o uso de recursos multimídias (nota: 0 a 10): serão avaliados a adequação do projeto de pesquisa à linha de pesquisa do Programa, adequação da estrutura do projeto conforme orientações do Edital, fundamentação do problema de pesquisa, contribuição/originalidade do problema de pesquisa, adequação da metodologia ao problema de pesquisa e desempenho da apresentação. (Peso da etapa: 40%)

3. Entrevista (nota: 0 a 10): serão avaliados a comunicação do candidato, motivação para os estudos, comprometimento, disponibilidade para os estudos, conhecimentos de inglês e experiência profissional. (Peso da etapa: 30%)

Para ambos, as entrevistas e defesas de anteprojeto serão feitas de forma on-line síncrona (videoconferência). 

Todos os detalhes sobre documentação, etapas, cronograma e demais procedimentos estão disponíveis na Página da Unisinos