Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO leva programação diversificada a 6ª Sicteg

Notícias

IFTO leva programação diversificada a 6ª Sicteg

Inteligência Artificial

Evento será realizado entre os dias 28 e 30 de outubro
por Mayana Matos publicado: 19/10/2020 08h25 última modificação: 19/10/2020 08h55

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) participará da 6ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi-TO (Sicteg), que acontecerá entre os dias 28 e 30 de outubro deste ano. O evento tem como tema "Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira" e é uma ação alinhada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT/MCTI. 

Metodologicamente, a cada ano, a Semana é realizada de forma rotativa em uma das três Instituições públicas de Ensino Superior de Gurupi: Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade de Gurupi (UnirG). Nesta edição, redimensionado pela Covid-19, o evento será 100% online, e acolhido pela liderança institucional da UnirG. 

Programação IFTO na Sicteg

O IFTO participará com apresentação cultural durante a abertura e mostra artística. Também terão diálogos com líderes estudantis sobre os desafios da pandemia. Será realizada mesa-redonda com o tema "Como a IOT pode potencializar o agro e a eficiência energética?", com a participação dos professores Marcus André Pereira Oliveira e Juliana Azevedo Ruggiero Bueno do IFTO e Tavvs Micael Alves do IFGoiano. Será realizada a palestra "A importância dos ambientes de inovação para o desenvolvimento tecnológico na era da IA", com Guila Calheiros. 

     

Também será promovido um "Painel de pesquisas do IFTO", a ser mediado pelos professores Fernando Morais, Francisco Francelino, Rogério Pereira de Sousa, José Alberto Ferreira Cardoso e Katiane Pereira Braga. 

Na ocasião, o público vai poder conferir várias palestras. São elas: "Estratégias de Avaliação e Recuperação da Aprendizagem no Ensino Remoto", com o palestrante professor Justino; a palestra "Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Gestão Municipal", com o professor Waldecy Rodrigues e a palestra "A Hidrovia do Tocantins Araguaia no cenário atual", com o professor Clerson Dalvani Reis. 

     

Serão realizadas as oficinas "Uso de tecnologias no auxílio à tomada de decisão na Administração Pública", com o servidor William Dias e a "Oficina de Geossintéticos", com a professora Kárita Cristina Kanainama. A programação conta ainda com o seminário sobre "Experiências na estruturação do Ensino Remoto no IFTO", com a participação de um profissional de cada campus do IFTO. Também será realizada, ao longo do evento, a Semana Virtual do Livro e das Bibliotecas do IFTO

Compartilhar experiências

"A participação do IFTO na Sicteg representa a expressão de um trabalho consistente e articulado para o desenvolvimento dos ambientes do ecossistema de inovação no Estado do Tocantins. O evento é uma das dimensões de todo o esforço empreendido pelas instituições de ensino parceiras, governo e empresas. Pode-se afirmar que o evento será um grande painel interativo em que pesquisadores, estudantes, empresários, agentes públicos e sociedade terão a oportunidade, de forma online, ou seja, na segurança que o tempo presente nos pede, de conhecer e compartilhar experiências de pesquisas em andamento, produtos e serviços", ressaltou a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFTO (Propi), Paula Karini.

A pró-reitora falou do sentimento de alegria em poder participar deste evento "com as outras instituições e poder apresentar os projetos apoiados pelos nossos programas de pesquisa e de inovação, as nossas iniciativas voltadas ao empreendedorismo por meio das Empresas Juniores, dialogar e intercambiar ideias com outros pesquisadores a respeito de temas relacionados à inteligência artificial. Acreditamos no valor e na força da integração e desejamos êxito à 6ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg)", afirmou, acrescentando que a programação do IFTO levará oportunidade de dialogar sobre ensino híbrido e experiências para a produção de respostas para a educação no tempo de pandemia; além de poder prestigiar apresentações culturais produzidas pelos estudantes e servidores do Instituto e, ainda, o público contará com um espaço privilegiado para a reflexão e diálogo com os líderes estudantis do IFTO. 

Além da Propi, toda a programação do IFTO na Sicteg conta com a participação e colaboração das pró-reitorias de Ensino (Proen), Extensão (Proex) e Assuntos Estudantis (Proae). 

Sicteg

A 6ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg) é considerado o maior evento científico da região sul do Estado, e traz uma plataforma inovadora de acesso 100% digital onde a instituição participante terá um espaço específico para apresentação de projetos e ações de interesse público. Totalmente gratuito, o evento é promovido pelo Programa Inova Gurupi e será realizado entre 28 a 30 de outubro. Conta com apoio de diversas instituições públicas e privadas e inclusive do Governo do Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt).

A Sicteg é um evento regional que faz parte da 17º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Em todo o país, no mês de outubro é celebrado o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações. Com atividades coordenadas pelo MCTI, a celebração tem o objetivo de mobilizar a população, a comunidade científica, além de despertar os jovens para atividades científico-tecnológicas. (Com informações da Fapt e do portal Sicteg)

Mais detalhes sobre o evento constam no Portal da Sicteg