Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO inicia curso de idiomas para condutores e guias de turismo

IFTO inicia curso de idiomas para condutores e guias de turismo

Capacitação gratuita

A iniciativa é resultado de parceria com o Ministério do Turismo
por Mayana Matos publicado: 27/08/2020 16h25 última modificação: 27/08/2020 16h27

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) deu início nesta quinta-feira, dia 27, ao curso de idiomas para condutores e guias de turismo. O objetivo é capacitar a categoria desse segmento do turismo, oferecendo qualificação necessária, por meio de novos idiomas, de modo a gerar benefícios para esses profissionais, bem como valorizar o potencial de cada trabalhador e suas comunidades locais. O curso atende profissionais de todas as regiões brasileiras, que foram indicados pelos parceiros demandantes Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Alto Paraíso-GO.

A capacitação é resultado de parceria com Ministério do Turismo. O curso tem carga horária total de 200h e apresenta uma matriz curricular inovadora, com temas transversais que serão adaptados aos idiomas, aproximando-se assim da realidade profissional dos estudantes.

Os curso estará disponível para os estudantes na plataforma Moodle do IFTO. As aulas ao vivo serão ministradas via webconferência,  uma vez por semana, e o cronograma seguirá até junho de 2021.  O curso é dividido em momentos síncronos e assíncronos. De acordo com a coordenadora técnica do projeto, Jussara Maysa, "a proposta do curso foi debatida com os demandantes, em busca de estratégias de permanência e êxito dos estudantes, especialmente neste momento de grande demanda de qualificação profissional. Nesta primeira etapa, serão atendidos 955 condutores e, a partir de novembro serão atendidos mais de 3 mil guias de turismo, também como objeto dessa parceria que compõe a estratégia nacional para retomada econômica do setor do turismo", afirmou.