Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO estará presente no evento

Notícias

IFTO estará presente no evento

Febrace

Projetos dos campi Araguaína e Palmas serão apresentados
por Maiara Sobral publicado: 12/03/2018 13h53 última modificação: 14/03/2018 16h53

Entre os dias 13 e 15 de março, acontecerá a 16ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), na Universidade de São Paulo. O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) será representado por dois trabalhos: Um estudo investigativo sobre transtornos alimentares em escolares, orientado pela professora Heidi Bonifácio (Campus Araguaína) e Estudo da degradação térmica de resíduo sólido urbano visando a obtenção de bio-óleo e carvão, orientado  pelo professor Marcelo Pedroza (Campus Palmas).

A primeira pesquisa investigou a prevalência de sintomas de Transtorno Alimentar (TA) em escolares e desenvolver um site com conteúdo sobre: TA, alimentação saudável e prática de atividade física. Nesse sentido, foi aplicado questionário para 82 alunos do Ensino Médio no Campus Araguaína do IFTO e criou-se um site por meio da plataforma wordpress. São autores do trabalho: Gabryela Borges Morais, Maria Katielly Vieira Alexandre, Nawhana Ambrozio da Silva, Heidi Luz Bonifácio (orientadora) e Walisson Pereira de Sousa (coorientador). Confira o vídeo de apresentação no Canal do YouTube

Já o Estudo da degradação térmica de resíduo sólido urbano visando a obtenção de bio-óleo e carvão foi desenvolvido no Campus Palmas, pelos seguintes autores: Matheus Gomes Arruda, Flávio Vinício Mota da Silva, Caio Augusto Chaves, Marcelo Mendes Pedroza (orientador) e Elaine da Cunha Silva Paz (coorientadora). Confira o vídeo de apresentação. Vale lembrar que o referido projeto foi premiado como melhor trabalho científico na feira científica do Campus Palmas em 2017. 

Os trabalhos desenvolvidos no IFTO concorreram com cerca de 4 mil trabalhos submetidos por estudantes e professores de todo país.