Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Grupos de Teatro do IFTO Campus Gurupi levam apresentações teatrais para a comunidade via internet

Notícias

Grupos de Teatro do IFTO Campus Gurupi levam apresentações teatrais para a comunidade via internet

Extensão

publicado: 29/03/2021 14h15 última modificação: 08/04/2021 11h29

Por causa da Pandemia, as atividades teatrais dos grupos de teatro do IFTO em Gurupi -  GuruImpro e Impromédio  estão sendo levadas para toda a comunidade, gratuitamente, através da internet. As apresentações do Guruimpro acontecem todos os sábados às 19h30 por meio do canal do grupo no Youtube e as do Impromédio aos domingos às 18h no canal do grupo na Twitch.

Em ambos os grupos, os participantes se reúnem para realizar espetáculos de improviso e contam com o apoio e a interação  da platéia através do chat das plataformas. Buscando meios para garantir a interação entre a comunidade e os alunos da unidade, esta foi a maneira como o professor Brenno Jadvas encontrou para que seus alunos estivessem sempre em contato e exercendo as técnicas que são aprendidas durante as aulas.

O professor  Brenno Jadvas, coordenador do grupo  falou  sobre a importância da arte  durante esse momento de pandemia em que estamos vivendo. “Com esse momento pandêmico que estamos vivendo, sentimos a necessidade de continuar as atividades, então a gente enveredou pra essa pesquisa, esse caminho do teatro da Impro online onde tem sido um aprendizado muito grande de descoberta de possibilidades  técnicas e que acabou gerando outros projetos que estão por vir ” ressaltou o professor.

Para os estudantes, a necessidade de transportar o teatro para o mundo virtual foi uma forma de ultrapassar limites assim como explica o aluno Lucas Nile que faz parte do Guruimpro. “Eu diria que nesses tempos de pandemia participar do projeto do GuruImpro foi um descobrimento, porque a gente saiu muito da nossa zona de conforto que são apresentações ao vivo e foi para uma parada totalmente nova, a qual a gente não tinha muito contato a não ser aulas e algumas reuniões. Enfim, descobrimento é a palavra que define  isso porque todo mundo aprendeu com todo mundo, desde técnica ate se habituar à nova realidade. Vejo que conseguimos articular muito bem várias coisas e estamos conseguindo nos virar de acordo com a atual situação que estamos” disse o aluno.

Saiba mais sobre o Guruimpro

O GuruImpro foi criado em 2017 como projeto de extensão do IFTO Campus Gurupi voltado para os acadêmicos de Licenciatura em Teatro  e comunidade em geral. Durante as apresentações, o público interage ao espetáculo dando sugestões de assuntos do dia a dia, para que os artistas improvisem jogos de perguntas e encenação. 

Saiba mais sobre o Impromédio

ImproMedio é um grupo teatral  composto por estudantes dos três cursos técnicos integrados ao ensino médio do Campus  do IFTO em Gurupi. O Grupo teatral desenvolveu de maneira criativa espetáculo de médio orçamento chamado ImproCine , onde com a participação da plateia de forma online pela plataforma digital Twitch eles encenam de acordo com o tema e a cena  que foi sugerida pelo público por meio do chat da plataforma .

 

Acesse aqui  o canal do Guruimpro no Youtube

Acesse aqui o canal do Impromedio na Twich

 

Por: Andryzia Nunes (estagiária) sob supervisão de Luícia Ferreira