Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Gincana movimenta tarde no campus

Notícias

Gincana movimenta tarde no campus

Matemática

A atividade foi realizada com alunos do curso técnico em Administração integrado ao ensino médio.
por Luciana Santal publicado: 09/02/2018 12h00 última modificação: 09/02/2018 23h24

Para encerrar a disciplina de Matemática, o professor Saulo Timóteo organizou, na tarde de quarta-feira, 7, uma gincana para participação dos alunos dos três anos do curso de Administração integrado ao ensino médio do Campus Porto Nacional, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Com o tema "Exercitando o raciocínio", a segunda edição da gincana foi realizada com o objetivo de auxiliar no processo de aprendizagem em Matemática e promover o desenvolvimento lógico, espontâneo e criativo do conhecimento.

As turmas foram divididas em nove equipes de 12 alunos, no dia 20 de dezembro de 2017. Em seguida, foi sorteado um matemático como tema para cada equipe. Os matemáticos sorteados foram: Aristóteles, Gottfried Wilhelm Leibniz, George Boole, Pierre de Fermat, René Descartes, Immannuel Kant, Malba Tahan, Ubiratan D’Ambrósio e Elon Lajes Lima.

As equipes se organizaram e, no dia 7, competiram em seis atividades: apresentação da equipe, paródia matemática, embaixadinha matemática, sudoku, xadrez blitz e tarefa relâmpago. O resultado final garantiu o primeiro lugar para a equipe Minions do Elon.

De acordo com o professor, a gincana, além de ser uma oportunidade de se trabalhar conteúdos matemáticos de forma lúdica, também ressalta a importância do trabalho em equipe. "Por meio da gincana, os discentes aprendem a importância do trabalho coletivo. Com isso, eles são estimulados, durante o dia a dia em sala de aula, a buscarem auxílio de outros colegas para aprender um conteúdo matemático", destacou

.