Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Formandos participam de cerimônia de colação de grau

Formandos participam de cerimônia de colação de grau

Cursos superiores

O evento foi realizado no Centro de Convenções Vicente de Paula Oliveira.
por Luciana Santal publicado: 11/04/2018 11h22 última modificação: 11/04/2018 11h22

Na noite do último sábado, 7 de março, alunos dos cursos superiores do Campus Porto Nacional, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), receberam, na presença de familiares e amigos, a outorga de grau que lhes conferiram o título de formados. Participaram da mesa de honra da sessão solene: a diretora-geral do Campus Porto Nacional, Lilissanne Marcelly de Sousa; o coordenador de licenciatura em Computação, Rafael Miranda; a coordenadora substituta de tecnologia em Logística e paraninfa da turma, Elainy Coelho; o paraninfo da turma de Computação, Luciano Franco; e a professora Luana Quadros, representando o patrono de tecnologia em Logística, William Brasil Sobrinho.

Concluídos os ritos de entrada dos alunos, composição da mesa, execução do Hino Nacional, abertura da sessão e juramentos, os alunos Gerisvaldo de Carvalho e Walber Oliveira receberam, da diretora Lilissanne, a outorga de grau em nome das turmas. Em seguida, o licenciado em Computação, Luciano dos Santos, proferiu o seu discurso como orador. Ele contou que a trajetória do início à conclusão do curso foi marcada por alegrias, amizades, entusiasmo, mas também com momentos de tristeza e desânimo, pois a vida acadêmica é um desafio. Falou sobre a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) para os concluintes do curso ao descobrirem a satisfação que existe na relação ensino-aprendizagem quando se está na perspectiva do professor.

Para representar a turma de Logística, o orador escolhido foi Gerisvaldo Carvalho. Para ele, apesar de cada um ser diferente, o que há em comum entre ele e os colegas é que todos têm o objetivo de buscar um futuro melhor. E a formatura representa uma fase importante na vida deles e no alcance desse objetivo. "A nossa caminhada foi longa e difícil, mas conseguimos chegar aqui e este é o fruto do nosso esforço", ressaltou.

O professor Luciano, em seu discurso, lembrou que devemos valorizar a educação e as oportunidades que o IFTO oferece à região de Porto Nacional. A professora Elainy também discursou na ocasião e afirmou que a formatura é a conclusão de um ciclo e que agora é a hora de colocar em prática o que foi aprendido durante o curso. Ainda ressaltou que espera que os alunos sejam fiéis ao juramento da profissão e que continuem a estudar. O professor Rafael aproveitou o momento para dizer aos presentes sobre as vagas que o IFTO oferece e que devem ser preenchidas, principalmente, pelos portuenses. Também aconselhou os formados: "façam valer a pena cada dificuldade que venceram para concluir o curso".

Logo após as falas dos componentes da mesa, as professoras Lilissanne e Lucivania Pereira Gloria foram homenageadas. Como diretora, Lilissanne enfatizou que "esse momento é uma aprovação do nosso trabalho e uma reafirmação do nosso compromisso com essa comunidade". E como professora homenageada, disse às turmas para romperem as barreiras geográficas e não se limitarem à conquista daquela noite. "Busquem ser grandes porque o dia de hoje já prova que vocês são vitoriosos", destacou e, em seguida, encerrou a cerimônia.