Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Evento é marcado por integração de estudantes

Evento é marcado por integração de estudantes

Ifestival

Pró-reitora destaca a qualidade das atrações apresentadas
por Thâmara Filgueiras publicado: 12/06/2017 19h24 última modificação: 06/07/2017 15h16
Exibir carrossel de imagens Apresentações dos campi avançados foram destaque nesta edição

Apresentações dos campi avançados foram destaque nesta edição

A 4ª edição do Festival de Talentos Estudantis do IFTO (Ifestival), para muitos estudantes, foi uma despedida com chave de ouro. Pelo menos foi esse o sentimento que marcou as atrações de encerramento do evento. Na fala dos estudantes, o agradecimento e o sentimento de satisfação em participar do Ifestival, de poder conhecer e interagir com estudantes de outros campi.

O evento reuniu, no Campus Gurupi, cerca de 500 estudantes de todas as unidades do IFTO, que participaram, como expectadores e também como artistas, de atrações musicais, teatrais, de dança, de poesia, de pintura e de cinema (na modalidade curta-metragem), além das oficinas em diversas temáticas. No total, foram 128 atrações, que contaram com a mobilização de servidores, colaboradores e estudantes.

Os estudantes do campus-sede do evento aproveitaram para conhecer os colegas de outros campi e também para adquirir novas experiências acadêmicas. É que eles atuaram como monitores, dando apoio na organização e na cobertura jornalística do evento. "Eu estou muito empolgada com o evento. É um momento que eu posso adquirir novas experiências e interagir com estudantes de outros campi", disse Ana Júlia, que está no primeiro ano do curso técnico integrado ao ensino médio em Edificações, e colaborou na cobertura do evento.

Para a pró-reitora de Extensão Paula Karini Amorim, o 4º Ifestival superou as expectativas, considerando o total de estudantes que participaram do evento e atrações. "Só os números demonstram o quanto o evento cresceu, pois praticamente dobrou o quantitativo de estudantes inscritos se comparado às edições anteriores. Outra percepção que tivemos é que houve um crescimento na qualidade dos trabalhos apresentados, com destaque para os campi avançados, que levaram atrações com um maior grau de complexidade, além de todo o cuidado que tiveram na preparação, no figurino", afirmou Paula.

Segundo Paula, o evento teve um saldo muito positivo, especialmente considerando a participação dos estudantes em todas as linguagens do evento, mas o destaque foi para a apresentação das danças, que contou com o maior público, tanto em número de atrações quanto de expectadores. "Foi muito emocionante, muito participativa. E na música, ficou muito claro o sentimento de pertença dos alunos. Todos queriam falar alguma coisa antes de apresentar sua música: que estavam muito felizes de estarem ali, que era o último Ifestival que iriam participar, que estar ali era uma honra. Eles faziam questão de expressar esse sentimento", completou a pró-reitora.

Ainda não foi definido o campus que sediará a quinta edição do evento, mas, conforme ponderou a pró-reitora, o grande desafio será superar a qualidade das atrações e o quantitativo de público desta edição. Para colaborar com isso, a comissão organizadora do evento fará uma reunião de avaliação, e elaborará um relatório final com um balanço e os principais dados do 4º Ifestival. "O objetivo é que a quinta edição possa consolidar o Ifestival como um espaço de cultura e arte no IFTO", concluiu Paula.

Confira fotos do evento na fanpage do IFTO no Facebook.