Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes visitam fazenda e aprendem mais sobre ovinocultura

Notícias

Estudantes visitam fazenda e aprendem mais sobre ovinocultura

Campus Colinas do Tocantins

A ação visa aliar conhecimento prático ao teórico, e proporcionar uma formação completa
por Thâmara Filgueiras publicado: 03/05/2017 17h25 última modificação: 07/07/2017 14h23

Os estudantes do curso técnico integrado ao ensino médio de Agropecuária do Campus Colinas do Tocantins, do IFTO, tiveram uma aula diferente, nesta terça-feira, 2. É que eles realizaram uma aula prática na Fazenda Concórdia, no município de Brasilândia, localizada a 235 quilômetros de Palmas.

A atividade fez parte de uma visita técnica que teve como objetivo proporcionar conhecimentos sobre o manejo sanitário de ovinos no Estado, e foi coordenada pelo professor Rossini Sôffa. De acordo com o professor, na ovinocultura, problemas relacionados à sanidade animal são os mais recorrentes a aumentar a mortalidade destes animais, no entanto, esses podem ser minimizados com práticas de manejo e sanitárias de forma preventiva.

Entre os temas que os estudantes puderam conferir na prática estavam o manejo de produção, como separar animal por aptidão, sexo e idade; cuidados com o recém-nascido (ingestão do colostro, cura de umbigo); cuidados com endo e ecto parasitas; prevenção de doenças de cascos com o uso de pedilúvio; vermifugações estratégicas; e uso de estação de monta.

Para o professor Rossini, as atividades de visita técnica visam o encontro do estudante do curso de Agropecuária com o universo profissional. "Isso proporciona aos estudantes uma formação mais ampla. A realização dessas visitas é de extrema relevância, pois permite observar o ambiente real de uma fazenda em pleno funcionamento, além de ser possível verificar sua dinâmica, organização e todos os fatores teóricos implícitos no processo produtivo”, explicou o professor.