Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do IFTO recebem kits alimentares durante a pandemia

Notícias

Estudantes do IFTO recebem kits alimentares durante a pandemia

PNAE

Datas, horários e locais de entrega estão sendo publicados no site de cada unidade
por Mayana Matos publicado: 22/09/2020 08h42 última modificação: 22/09/2020 08h56

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) iniciou, em agosto deste ano, a entrega dos kits de lanches do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Cada unidade estará organizando a distribuição quinzenalmente, mensalmente ou a cada dois meses.  

As informações sobre datas, horários e locais de entregas estão sendo divulgadas nos sites institucionais e nas redes sociais das unidades. Os estudantes matriculados em cursos da Educação Básica (técnicos integrados, subsequentes e concomitantes ao Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos) têm direito a receber o kit alimentação. A entrega tem respaldo na Lei nº 13.987/2020 e na Resolução CD/FNDE nº 2/2020 que autorizou a entrega dos gêneros alimentícios do PNAE às famílias dos estudantes durante o período de suspensão de aulas, em decorrência da pandemia pelo novo coronavírus. Os estudantes deverão ficar atentos aos prazos divulgados e, em caso de dúvidas, procurar as Comissões Locais de Execução do PNAE nas suas unidades, através dos endereços de e-mail abaixo:

Araguatins - gae.araguatins@ifto.edu.br

Araguaína - cae.araguaina@ifto.edu.br

Colinas do Tocantins - pnae.colinas@ifto.edu.br 

Dianópolis - copex.dianopolis@ifto.edu.br   

Formoso do Araguaia - pnae.formoso@ifto.edu.br   

Gurupi - pnae.gurupi@ifto.edu.br

Lagoa da Confusão - cma.lagoadaconfusao@ifto.edu.br

Palmas - dae.palmas@ifto.edu.br  

Paraíso do Tocantins - sae.paraiso@ifto.edu.br

Pedro Afonso - manutencao.pedroafonso@ifto.edu.br

Porto Nacional - cae.porto@ifto.edu.br

Reitoria - sane.reitoria@ifto.edu.br 

Na maioria das unidades, os kits são compostos por frutas e industrializados,  que correspondem a 85% e 15% do cardápio praticado, respectivamente. Somente a unidade de Araguatins montou kits com itens diferentes, em razão da realidade local de produção de gêneros alimentícios e de refeitório autogerenciado. 

Entrega segura e em boa hora

O IFTO desenvolveu uma cartilha educativa com orientações a respeito da correta higienização de mãos, alimentos, embalagens, utensílios e superfícies com o objetivo de evitar a propagação do novo coronavírus. A cartilha foi divulgada aos estudantes e está disponível no Portal do IFTO

A estudante Evanilza Araújo Cunha, do 1°período do curso técnico em Agropecuária, da unidade de Pedro Afonso, falou sobre a importância da iniciativa. "Minha opinião sobre este programa para nós alunos e nossos familiares é que ajuda bastante, porque não está fácil nesta pandemia (...). E aqui eu percebo a preocupação da escola com os alunos, pois no kit veio frutas, que é um alimento saudável", disse. 

Para a mãe da estudante Ingrid de Lima Souza, do 2º ano do curso técnico em Informática para Internet, da unidade de Palmas, o alimento chegou em boa hora. "A entrega dos kits está sendo muito importante devido a gente estar passando por essa dificuldade toda e eles estão estudando em casa, o que é diferente de estar na escola, e a gente nem sempre tem em casa os alimentos que são fornecidos lá. Ajuda muito a gente, eles gostam", afirmou Jeane de Lima Santos.

Continuidade da ação

"A entrega dos alimentos do PNAE em período de pandemia pelo coronavírus tem sido um desafio para as unidades do IFTO. Mesmo assim, as equipes abraçaram a causa e estamos conseguindo dar continuidade ao trabalho e contribuir com a Segurança Alimentar e Nutricional da comunidade em tempos tão complicados", destacou a nutricionista e coordenadora de Assistência Estudantil do IFTO, Jahny Kássia Duarte Rocha.