Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do Campus Paraíso do Tocantins produzem revistas sobre atualidades mundiais

Notícias

Estudantes do Campus Paraíso do Tocantins produzem revistas sobre atualidades mundiais

Campus Paraíso do Tocantins

A produção tem o objetivo de despertar a capacidade crítica dos alunos e melhorar sua argumentação escrita
por publicado: 19/12/2016 16h51 última modificação: 19/12/2016 16h52
Colaboradores: Lúcia Gomes

Os alunos do curso de técnico integrado ao ensino médio em Agroindústria do Campus Paraíso do Tocantins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), acabam de lançar as revistas Click Magazine e Geotime, produzidas por meio de atividade interdisciplinar, coordenada pelas professoras Mariane Freiesleben, de Geografia e Patrícia Luciano, de Linguagens.

A produção dessas revistas tem o objetivo de despertar a capacidade crítica dos alunos e melhorar sua argumentação escrita. A professora Mariane explicou que os estudantes são desafiados a se aprofundarem em temas relevantes da atualidade e a transformarem essa pesquisa em texto.

Essa atividade faz parte do projeto de extensão “Construindo uma Revista”, desenvolvido pelas professoras desde 2010, sempre com as turmas dos terceiros anos. Segundo elas, os resultados alcançados são bastante positivos. Isso porque, além de estimular a leitura e o interesse dos alunos pelos assuntos do país e do mundo, eles têm a oportunidade de trabalharem com diferentes gêneros textuais, tais como reportagens, propaganda, e entrevistas.

Além disso, as temáticas trazidas nas revistas são temas recorrentes em provas como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vestibulares, e até concursos públicos, tendo em vista que as matérias abordam assuntos variados nas áreas de ecologia, política, economia, entre outros.

Como trabalho final, os alunos sempre apresentam as revistas no formato impresso, para que as professoras possam avaliá-los. Entretanto, o material produzido também pode ser acessado virtualmente por qualquer pessoa, tendo em vista que no site do campus possui um ambiente onde os interessados têm acesso tanto aos periódicos mais recentes, lançados neste último semestre de 2016, como também a edições anteriores.