Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes de Meio Ambiente visitam cidades históricas de Minas Gerais

Estudantes de Meio Ambiente visitam cidades históricas de Minas Gerais

Campus Paraíso do Tocantins

A viagem foi a premiação pela vitória na última edição do Espanglish
por Lúcia Gomes publicado: 07/02/2017 18h26 última modificação: 07/02/2017 18h26
Colaboradores: Lúcia Gomes
Exibir carrossel de imagens Estudantes conhecem cidades que contam parte da história brasileira

Estudantes conhecem cidades que contam parte da história brasileira

Entre os dias 29 de janeiro e 3 de fevereiro, uma turma do curso do ensino médio integrado em Meio Ambiente do Campus Paraíso do Tocantins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), realizou visita técnica às cidades mineiras de Mariana e Ouro Preto.

A viagem para Minas Gerais é uma premiação aos estudantes por terem vencido a Espanglish 2016, feira de idiomas que aconteceu em outubro do ano passado. O grupo de 41 alunos foi acompanhado pela professora Márcia Sepúlvida e pelo psicólogo da unidade Amarildo Cunha, e o objetivo foi promover a vivência prática dos conteúdos que eles aprendem em sala de aula.

Na oportunidade, o grupo visitou a mina de Alegria, que integra o complexo da mineradora Vale na região de Mariana, e puderam compreender melhor o impacto ambiental causado pela extração de minérios na região, os projetos desenvolvidos pela empresa para minimizá-los e também o benefício econômico gerado. “Para mim foi muito impressionante participar dessa visita, principalmente depois de ter acompanhado pelos noticiários o recente desastre que aconteceu lá”, contou a estudante Juliana Soares, referindo-se ao rompimento da barragem de Fundão, localizada no subdistrito de Bento Rodrigues.

Para nós que estudamos essa área de meio ambiente, acompanhar tudo isso de perto é uma experiência que enriquece bastante nosso conhecimento”, destacou Paulo Victor Santos Barros Oliveira. Além de Mariana, os alunos também visitaram o Museu da Ciência e Técnica da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, onde os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer laboratórios de topografia e astronomia.

As riquezas arquitetônica, cultural e histórica das cidades mineiras, com suas igrejas barrocas e ruas de pedra, também impressionaram os alunos de Paraíso do Tocantins. Marcus Phelipe Soares Barbosa ressaltou que a visita foi completa, isso porque a turma pôde se profundar nas questões mais técnicas da profissão que está sendo formada e também teve contato com parte da história do país.

Entenda

Com apresentações sobre a cultura e a história dos Estados Unidos da América, a turma do 2º ano de Meio Ambiente foi a grande vencedora da quarta edição da Espanglish, feira de idiomas realizada anualmente pelo Campus Paraíso para incentivar o interesse dos alunos pelo estudo do Inglês e do Espanhol. O evento aconteceu no final do ano passado, mas a viagem ficou para este ano para não atrapalhar o calendário escolar. Já é tradição a visita técnica como prêmio, e sempre é escolhido algo que seja relacionado com a área de conhecimento do curso da turma.