Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estande do Campus Paraíso do Tocantins recebe cerca 200 visitantes por dia

Notícias

Estande do Campus Paraíso do Tocantins recebe cerca 200 visitantes por dia

SBPC

por publicado: 20/07/2017 17h31 última modificação: 21/07/2017 09h15
Colaboradores: Lúcia Gomes

Acontece desde o último domingo, 16, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte (MG), a 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o maior evento de divulgação científica da América Latina. 

O Campus Paraíso do Tocantins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), enviou 30 alunos para participar do evento. Foi montado um estande onde a equipe da unidade apresenta aos visitantes os campi do IFTO, fala sobre as atrações naturais do Estado e também expõe resultado de pesquisas desenvolvidas no campus. Segundo o professor Sérgio Viroli, os alunos também estão ministrando oficinas, nos períodos matutino e vespertino, sobre produção de biogás e biofertilizantes produzidos com garrafas PET e sobre extração de pigmentos naturais para a confecção de tintas naturais. 

Viroli acrescentou que as pessoas estão gostando bastante do que está sendo apresentando pelos estudantes do Campus Paraíso do Tocantins, tanto que, na tarde desta quarta-feira, 19, o estande ficou lotado de crianças que produziram suas próprias obras de arte utilizando tintas naturais. “Quase 200 pessoas estão passando pelo nosso estande todo dia. A visibilidade está sendo bastante positiva e, para esses alunos, participar de um evento desse porte amplia a consciência de mundo, contribui para o crescimento intelectual e ajuda a desenvolver o pensamento crítico”, disse. 

Além do professor Viroli, 12 estudantes do ensino médio, dos cursos de Agroindústria, Meio Ambiente e Informática, e 18 do curso superior de licenciatura em Química, estão sendo coordenados pela técnica de laboratório Fernanda Costa, que acompanha as turmas durante todo o ano em diferentes experimentos realizado no campus. 

Saiba mais sobre o evento 

Realizada desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia. 

A programação científica é composta por conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres. Também são realizadas outras atividades, como a SBPC Jovem (exposição voltada para estudantes do ensino básico e público em geral), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), a SBPC Cultura (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados à artes e cultura), a SBPC Afro indígena (conferências e mesas-redondas que abordam esta temática) e, encerrando o evento, teremos mais uma edição do Dia da Família na Ciência. 

A cada ano a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro, sempre em universidade pública. O evento reúne milhares de pessoas – cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes. Além de autoridades e gestores que são formuladores de políticas públicas para ciência e tecnologia no país.