Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Espaço Kids comemora um ano e recebe visita de reitores e pró-reitores da Rede Federal

Notícias

Espaço Kids comemora um ano e recebe visita de reitores e pró-reitores da Rede Federal

Espaço Kids

Número de beneficiados pode dobrar com ampliação do espaço.
por Lúcia Gomes publicado: 27/08/2018 13h59 última modificação: 30/08/2018 11h05

Criado há pouco mais de um ano, o Espaço Kids, do Campus Paraíso do Tocantins do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) se consolida como uma experiência positiva no combate à evasão escolar de alunas que se tornam mães ainda no Ensino Médio. 

Além disso, o projeto visa empoderar essas mães, que muitas vezes são culpabilizadas pela família e pela sociedade em geral por terem ficado grávidas tão cedo e acabam não tendo condições de voltar a sala de aula.

O projeto começou como uma experiência, tendo em vista a necessidade de suprir a demanda que surgiu após uma das alunas ficar grávida. Atualmente, sete crianças são atendidas pelo projeto e como a iniciativa se mostrou bastante positiva, nesse mês de agosto o espaço foi ampliado e terá condições de aumentar o número de beneficiários.

O Espaço Kids, também acolhe filhos de servidores do campus e de funcionárias da empresa terceirizada que presta serviços gerais para a unidade, mães que antes precisavam ficar longe de seus pequenos após o período de licença-maternidade, agora podem trazê-los para o trabalho e, como estão mais perto deles, conseguem trabalhar mais tranquilas.

Segundo o Diretor-geral do Campus Paraíso, Flávio Eliziário, esse serviço beneficia não apenas as mães e as crianças, mas traz um impacto para toda a família, já que a mãe não abandona os estudos para cuidar do seu bebê e nem precisa ocupar um familiar ou gastar dinheiro com creche ou profissionais para isso.

O “objetivo é construir uma rede para o acolhimento das crianças e para o fortalecimento dos vínculos entre mães e filhos, mesmo enquanto as responsáveis desenvolvem suas atividades de estudo ou de trabalho”, explicou Eliziário. O projeto, que antes ocupava apenas uma sala da instituição, passará a contar com três ambientes climatizados e equipados para atender crianças de 0 a 4 anos.

Visita dos reitores

Em visita ao Tocantins por causa da 87ª reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) foi realizada no Instituto Federal do Tocantins (IFTO), ocorrida entre os dias 14 e 16 de agosto, 33 dirigentes de IF’s, entre reitores e pró-reitores, estiveram no Campus Paraíso para conhecer as novas instalações e saber um pouco mais sobre o funcionamento do Espaço Kids.

O Campus Paraíso foi a primeira unidade da Rede Federal de Ensino a oferecer esse serviço.