Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Em reunião com servidores do Campus Colinas do TO, reitor apresenta panorama atual

Notícias

Em reunião com servidores do Campus Colinas do TO, reitor apresenta panorama atual

Reitoria Itinerante

Durante o encontro, Nairton falou sobre a situação econômica e os desafios para consolidar as unidades
por Thâmara Filgueiras publicado: 22/09/2016 09h35 última modificação: 04/10/2016 16h59
Diversos pontos foram debatidos durante reunião

Diversos pontos foram debatidos durante reunião

O projeto Reitoria Itinerante tem aproximado as equipes dos campi e a gestão da Reitoria do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Nesta terça e quarta-feira, 20 e 21, os gestores visitaram o Campus Colinas do Tocantins, unidade que possui pouco mais de dois anos de funcionamento.

As atividades tiveram início com uma reunião geral com os servidores do campus, que aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas a respeito de processos que ainda não estão completamente autônomos na unidade, como aqueles que dependem da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) e da Comissão Interna de Supervisão da Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (CIS).

O reitor Francisco Nairton aproveitou para convidar os servidores do campus que já estão efetivos, ou seja, que passaram pelo período de estágio probatório, a se mobilizarem para criar as comissões na unidade. De acordo com ele, isso garantirá autonomia e agilidade no andamento dos processos dos servidores internos.

O reitor também destacou na fala do reitor foi o orçamento institucional, e fez um paralelo entre o cenário econômico atual e a situação financeira do Instituto. Ele falou do esforço das equipes das pró-reitorias de Administração e de Desenvolvimento Institucional, que trabalham em conjunto com o campus para garantir o término das obras em andamento na unidade. “Nós vamos focar na consolidação das unidades que temos”, disse Nairton, acrescentando que as atenções estão especialmente voltadas para as unidades da Expansão III – os campi Colinas do Tocantins e Dianópolis.

Ao abordar a questão financeira, o reitor lembrou que os recursos destinados ao IFTO são calculados a partir do quantitativo de estudantes efetivamente matriculados, e enfatizou a necessidade de todos os servidores do IFTO se mobilizarem para trabalhar em ações que propiciem a permanência e o êxito dos alunos.

Por fim, os docentes falaram acerca da instalação do ponto eletrônico, e apresentaram algumas dificuldades relacionadas ao registro de frequência por meio do sistema digital, tendo em vista as particulares relacionadas ao cargo. Nairton fez uma apresentação de como se deu o processo de instalação do ponto eletrônico na instituição, e enfatizou que a medida atende a uma exigência do Ministério Público Federal.

Sobre o assunto, o diretor-geral da unidade, Paulo Hernandes, enfatizou que a instituição está no período de ajuste, que segue até dezembro próximo, e que todos vão se adaptar gradativamente. Para finalizar, ele agradeceu a visita da equipe da Reitoria à unidade. “É uma grata alegria receber a Reitoria Itinerante, especialmente agora que estamos em sede própria, e isso é muito importante para que a equipe gestora conheça a realidade atual do campus, que segue em crescimento mesmo em um período de contingenciamento”, afirmou.