Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Egressa do IFTO conta sua história de superação na luta contra o câncer

Notícias

Egressa do IFTO conta sua história de superação na luta contra o câncer

Outubro Rosa

Instituto realiza atividades em razão da campanha
por Maiara Sobral publicado: 02/10/2020 10h14 última modificação: 08/10/2020 11h32
Exibir carrossel de imagens Pra cego ver: Litticia, vestindo a camiseta do IFTO, sentada em um trator, durante visita técnica à Agrotins. Fim da descrição.

Pra cego ver: Litticia, vestindo a camiseta do IFTO, sentada em um trator, durante visita técnica à Agrotins. Fim da descrição.

Prevenção e diagnóstico precoce, esses são dois objetivos do Outubro Rosa, que busca a sensibilização das mulheres quanto ao câncer de mama e ao câncer do colo do útero. 

foto-letticia-3.jpgAs campanhas de sensibilização do Outubro Rosa já modificaram as vidas de muitas mulheres, entre elas está a egressa do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Litticia Pereira de Jesus, que concluiu o curso técnico em Agricultura, na unidade de Formoso do Araguaia, em 2016. Ela descobriu um nódulo na mama por causa de uma ação do Outubro Rosa, por meio do autoexame, em 2014, quanto tinha 27 anos.

Litticia relembra os sentimentos durante o diagnóstico. Teve muito medo e ficou assustada com o crescimento do tumor. "Meu mundo desabou, eu pensava que fosse morrer, que não ia dar certo. E aí a gente começou a correr para o tratamento". Ela fez quimioterapia para redução do tumor, depois fez a cirurgia para retirada e finalizou o processo com a radioterapia.

foto-letticia-2.jpg"Eu tentei lidar da melhor forma possível. Eu nunca me entreguei. Tinha o diagnóstico de uma doença, mas eu nunca me senti uma pessoa limitada. Eu trabalhei, eu estudei. No meu período de tratamento eu comecei a estudar no IFTO, foi muito bom para mim. Eu me senti muito acolhida, ocupei minha cabeça. Agradeço muito! Eu não fiquei focada na doença, mas sim na cura", enfatiza Letticia.

Como forma de incentivar o autocuidado, Letticia deixa uma mensagem às mulheres: "É muito importante você se tocar, conhecer o seu corpo, para qualquer mudança, qualquer coisa que ocorra de diferente, você note enquanto é tempo. Não tenha medo! Não podemos ter medo de um diagnóstico precoce, mas sim de um diagnóstico tardio".

Confira o depoimento da Letticia!

Atividades do IFTO

O IFTO realiza atividades em razão do mês. A unidade de Gurupi vai produzir vídeos, com os seguintes temas: introdução ao Outubro Rosa; sinais, sintomas, exames diagnósticos e prevenção do câncer de mama, e também; sinais, sintomas, exame de Papanicolau e prevenção do colo do útero. A enfermeira da unidade vai participar da produção.

A unidade de Lagoa da Confusão vai realizar uma live no YouTube, com o tema: A importância dos cuidados prévios no combate ao câncer de mama, no dia 30 de outubro, às 19h e será mediada pela enfermeira Cláudia Souza. Já a unidade da Reitoria vai encaminhar cards sobre prevenção, autocuidado e dados epidemiológicos do Tocantins.

Na unidade de Araguatins, a ação será unificada com a comemoração do Dia do Servidor Público. Sendo assim, serão distribuídas máscaras faciais e álcool 70% personalizados com a marca IFTO. 

Outubro Rosa

Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a característica próprias de cada tumor. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.  Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). (Informações do INCA/Ministério da Saúde

O IFTO oferta cursos gratuitos de pós-graduação, graduação, técnicos de nível médio e cursos de formação continuada.

What do you want to do ?
New mailCopy
O IFTO oferta cursos gratuitos de pós-graduação, graduação, técnicos de nível médio e cursos de formação continuada.
What do you want to do ?
New mailCopy
O IFTO oferta cursos gratuitos de pós-graduação, graduação, técnicos de nível médio e cursos de formação continuada.
What do you want to do ?
New mailCopy
O IFTO oferta cursos gratuitos de pós-graduação, graduação, técnicos de nível médio e cursos de formação continuada.