Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Duas turmas vencem a Espanglish 2018

Duas turmas vencem a Espanglish 2018

VI Espanglish

Cuba e Espanha foram os países campeões.
por Lúcia Gomes publicado: 17/09/2018 16h47 última modificação: 17/09/2018 16h47

Apresentando tradições, detalhes da geografia e história de Cuba e Espanha, os alunos das turma de 2º ano do ensino médio integrado em Agroindústria e Meio Ambiente conquistaram o primeiro lugar da sexta edição da Espanglish.

A feira de idiomas do Campus Paraíso do Tocantins do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) aconteceu no 31 de agosto e impressionou as centenas de pessoas que compareceram ao estacionamento da Igreja São José Operário, localizada no Centro da cidade.

Além de Cuba e Espanha, na VI Espanglish o público conheceu melhor a cultura do Chile, países onde se fala o espanhol, e também de Inglaterra, Estados Unidos e Filipinas, onde o inglês é o idioma mais falado. Durante o evento, a professora Graziani França, organizadora da Espanglish, elogiou o trabalho realizado por todas as turmas e lembrou que além da língua estrangeira o evento estimula a interdisciplinaridade, já que os estudantes envolvidos desenvolvem atividades ligadas às artes, geografia, história, entre outros.

Na Espanglish, não é só no palco que os alunos demonstram sua criatividade. Em todas as edições, eles também montam estandes, onde os visitantes podem provar comidas e bebidas típicas, ter informações sobre trajes, esportes e fatos históricos importantes de cada país.

Como acontece todo ano, os vencedores da Espanglish participam de viagem técnica para local escolhido pela comissão organizadora, por isso os estudantes se dedicam bastante para levar o primeiro lugar. Eles são avaliados por um júri formado por professores de linguagem, dentre os quais cinco avaliaram o inglês e cinco o espanhol. Nas apresentações de palco e nos estandes, é obrigatório que todos utilizem a língua do país que representam.

Dois vencedores

Na edição deste ano, em primeiro resultado divulgado pela comissão do evento, a Espanha foi declarada campeã do evento. Entretanto, os alunos que representaram o país Cuba apresentaram recursos contra esse resultado. Os recursos foram analisados e os argumentos apresentados pela turma do 2º ano de Agroindústria foram aceitos. Sendo assim, a Comissão Geral da Espanglish reconheceu ter havido uma falha técnica e declarou os dois países campeões da VI edição do evento.

Votação Informatizada

O público escolheu seu país favorito por meio do site do evento em postos de votação que instalados no local do evento.

Para os jurados técnicos, foram entregues tablets e todas as notas também foram enviadas instantaneamente. O sistema foi desenvolvido pela coordenação do curso de Sistemas de Informação e está sendo utilizado pela comissão da Espanglish desde 2016.