Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dia da Mulher movimenta unidades do IFTO

Notícias

Dia da Mulher movimenta unidades do IFTO

Homenagem

Ações discutiram empoderamento feminino
por Maiara Sobral publicado: 12/03/2018 09h11 última modificação: 13/03/2018 15h04

Com o objetivo de discutir o empoderamento feminino e celebrar o Dia Internacional da Mulher, várias unidades do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) desenvolveram atividades em alusão ao dia 8 de março.

No Campus Araguatins foi oferecido um café da manhã, seguido de  curso de automaquiagem fizeram parte da programação. A ação foi idealizada pelo programa “Entre Elas”. Na ocasião, o diretor-geral substituto, Francisco Feitoza Amaral, aproveitou o momento para agradecer as mulheres pelo trabalho que elas realizam na instituição. Ele destacou, ainda, que as mulheres são multifacetadas e dedicadas.

Por sua vez, no Campus Araguaína foi realizada a ação "Mulher: sensibilidade e força!", organizada pelo setor de Serviço Social da unidade, que contou com as boas-vindas do gerente de Administração, apresentação de coreografia de alunas do Ensino Médio Integrado (EMI) em Biotecnologia, exibição de vídeo com imagens das mulheres do campus, dinâmica orientada pela a professora de Educação Física, exibição do filme " As sufragistas" e reflexão sobre a temática e sorteio de brindes.

No Campus Avançado Formoso do Araguaia, os estudantes e servidores da unidade organizaram um momento para comemoração. Além de homenagens, a ocasião contou com apresentações de trabalhos dos estudantes, na forma de poemas, discursos de servidores e estudantes sobre a presença feminina na educação técnica e profissional no âmbito do IFTO, reflexões sobre a data e os enfrentamentos que as mulheres ainda passam no Brasil e no mundo. Os estudantes dos projetos de Extensão e de Cultura e Arte também promoveram momentos nas escolas da cidade. 

A ação no Campus Avançado Lagoa da Confusão foi baseada na construção do conhecimento sobre a trajetória da mulher na sociedade. No momento do evento foram discutidos os seguintes assuntos: a origem desse dia, a trajetória das lutas femininas na conquista de igualdade de direitos, as dificuldades de inserção da mulher no mercado de trabalho no município e as possibilidades de mudança que as mulheres podem conquistar por meio do estudo e da especialização em diversas áreas do conhecimento.

Campus Colinas  do Tocantins contou com um trabalho coletivo intenso de toda a comunidade escolar. As atividades realizadas foram encampadas pelo Núcleo Educacional de Gênero e Sexualidade (NEGES), pelo Centro Acadêmico da Licenciatura em Computação em parceria com a gerência de Ensino. Foi realizada uma exposição no Espaço de Convivência, com fotografias de mulheres, da obra da artista romena Mihaela Noroc (1985-). Além disso, foi promovida a exibição de um filme para sensibilização quanto às relações de gênero no mundo contemporâneo e uma uma grande roda de conversa entre servidores e estudantes.

No Campus Palmas foi realizada uma acolhida das mulheres na entrada da unidade, com bombons e música temática. Posteriormente foi promovido um momento de confraternização por meio de um café da manhã com as servidoras, estudantes e colaboradoras. Na ocasião, as presentes puderam participar de uma oficina de automaquiagem ministrada pelos profissionais Rony Nunes, Aline Albuquerque e Taise Gomes Freire. 

A ação da Reitoria foi denominada Papo de Mulher, na qual consultora de relacionamento Glícia Neves ministrou a palestra "Sucesso, batom e sexualidade - Um encontro de transformação". O reitor Francisco Nairton fez o pronunciamento de abertura, no qual desejou uma boa conversa às mulheres presentes e destacou a importância da mulher na sociedade e que ainda é preciso avançar muito no que diz respeito à igualdade de direitos.