Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso pretende construir estratégias de prevenção ao comportamento suicida

Notícias

Curso pretende construir estratégias de prevenção ao comportamento suicida

Intervenção pela vida

Evento acontece dentro da programação do Seminário de Assistência Estudantil
por Thâmara Filgueiras publicado: 07/08/2017 11h43 última modificação: 07/08/2017 11h43

Formar multiplicadores em favor da vida é o objetivo central do curso "Intervenção pela vida", que será realizado na próxima sexta-feira, 11, dentro da programação do Seminário de Assistência Estudantil, que acontece no Campus Porto Nacional. O tema será abordado pela psicóloga da Secretaria de Saúde de Palmas Daniela Fernandes e pela psicóloga do IFTO Milena Thomazi, e faz parte de um trabalho interdisciplinar que visa prevenir o suicídio dentro do IFTO.

De acordo com o diretor de Assuntos Estudantis, Higor Lira, o evento tem como público-alvo os servidores que trabalham diretamente com a assistência estudantil nos campi da instituição, mas é voltado para qualquer pessoa que tenha interesse no tema e queira colaborar, incluindo técnicos administrativos, docentes e estudantes. "Nós queremos envolver o máximo de pessoas, principalmente os estudantes, pois a interação e a abertura entre eles é maior, e eles podem ajudar muito a identificar pessoas que necessitam de orientação", explicou Higor.

A ideia é formar uma rede de alerta de prevenção ao suicídio, envolvendo tanto servidores como os estudantes. Durante o curso, serão abordados aspectos históricos relacionados ao tema, além de difundidos conceitos, fatores de risco e proteção, abordagem e acolhimento do estudante, rede de atenção psicossocial que pode auxiliar o estudante, entre outras ações de promoção à saúde mental e de prevenção e intervenção ao comportamento suicida.

Também será apresentado o Protocolo de atendimento ao estudante com comportamento suicida, que contém instruções para todos os servidores sobre como realizar o acolhimento, o atendimento, o encaminhamento e o monitoramento de estudante com comportamento suicida.

Conheça mais as ações de prevenção ao suicídio realizadas no IFTO.

Participe do evento!

Faça a sua inscrição no curso até esta terça-feira, 8. Os participantes que estiverem inscritos terão direito a um certificado de participação no evento.