Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cotepe promove ação para discutir técnicas de estudo

Notícias

Cotepe promove ação para discutir técnicas de estudo

Aprendizagem

Alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio foram o público-alvo das atividades.
por Luciana Santal publicado: 15/09/2017 11h48 última modificação: 15/09/2017 11h48

Durante os dias 11, 13 e 14 de setembro, a Coordenação Técnico-pedagógica (Cotepe) do Campus Porto Nacional, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), desenvolveu a ação “Aprendendo a estudar”, prevista no Plano Anual de Atividades Institucionais (PAAI).

Na manhã do dia 11, alunos do 1º ano do curso técnico em Meio Ambiente integrado ao ensino médio participaram da apresentação de intervenção pedagógica, que foi realizada por meio de bate-papo e slides na sala de reuniões da instituição. Na manhã do dia 13, foi a vez da turma do 1º ano de Administração e, na tarde do dia 14, o 1º ano de Informática para Internet.

Segundo a coordenadora da Cotepe, Marilene Sepulvida, o objetivo é intervir no processo de aprendizagem, a partir da análise dos índices de aprovação e reprovação do 1º bimestre. “Nós temos observado que a grande maioria dos alunos não aprenderam a se organizar para melhorar o ambiente de estudos e os resultados em sala de aula. Com esse trabalho, a Cotepe visa combater a evasão, a repetência e a reprovação, além de auxiliar os docentes na tarefa de garantir o sucesso dos educandos”, elucidou.

Um dos pontos da apresentação da Cotepe foi a seleção de seis dicas de estudos para os alunos. Para quem não assistiu ou quer relembrar, ela estão descritas abaixo:

1. Ambiente: encontre um lugar fixo, silencioso, organizado e bem iluminado. Pode ser uma biblioteca ou na sua casa. Estudar na cama e perto da TV ou durante a refeição, pode distrair você e prejudicar o aprendizado.

2. Planejamento: organize bem o tempo e não deixe as tarefas para a última hora. Separe o que irá utilizar e comece por aquilo que você tem dificuldade. Faça intervalos breves após cada tema, coma algo ou se exercite.

3. Atenção ao caderno: mantenha o caderno em dia, mesmo se você faltar. Na aula, anote o que o professor destacar como importante em uma cor diferente. Se usar vermelho para isso, saberá que deve reler o que tem essa cor.

4. Na véspera: no dia anterior à prova, você deve relaxar. Revise o que foi aprendido e releia suas anotações para lembrar os pontos principais, mas deixe tempo para descansar, comer e dormir bem.

5. Leitura Ativa: antes de ler todo o texto, descubra o tema central. Grife os trechos principais, faça anotações e registre as dúvidas para tirar com o professor. Sempre use o dicionário para pesquisar o que não conhece.

6. Todos por um: estude em grupo de vez em quando. Essa é uma maneira de compartilhar o conhecimento. Sua dúvida pode ser resolvida por um amigo e você também pode ajudá-lo com outra questão.