Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conferência sobre desafios da formação em Letras marca abertura do I Corell e I Semaletras

Notícias

Conferência sobre desafios da formação em Letras marca abertura do I Corell e I Semaletras

Campus Palmas

Reitor participa da solenidade e parabeniza iniciativa
por Mayana Matos publicado: 20/02/2017 12h46 última modificação: 20/02/2017 12h57

Foi realizada na manhã desta segunda-feira, 20, a solenidade de abertura do I Colóquio Regional de Estudos Linguísticos e Literários do curso de licenciatura em Letras (Corell) e a I Semana de Letras (Semaletras)  do Campus Palmas do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Os eventos objetivam propor reflexões e debates acerca de estudos e experiências no âmbito da pesquisa, ensino e extensão que fomentem atualizações das práticas do profissional de Letras. O evento acontece entre os dias 20 e 22 de fevereiro na unidade.

Participaram da mesa de honra o reitor do IFTO Francisco Nairton; o diretor de Relações Empresariais Sérgio dos Santos, em substituição ao diretor-geral da unidade, Octaviano Furtado; a diretora de Ensino do campus Noemi Zukowski; a coordenadora da área Linguagens e Artes, Márcia Amaral, a coordenadora do curso de licenciatura em Letras, Sylmara Barreira e o presidente da comissão organizadora professor Rivadávia Porto. Também prestigiaram a solenidade de abertura o pró-reitor de Ensino Ovídio Dantas; a pró-reitora de Extensão Paula Karini e o pró-reitor de Administração Rodrigo Gori.

Na ocasião, Nairton parabenizou a comissão organizadora e agradeceu a parceria dos colaboradores. "Parabenizo ainda em especial aos nossos estudantes. Sei da dificuldade que é fazer uma licenciatura. Essa missão tem se tornado cada vez mais difícil. Parabenizo todos os evolvidos que estão idealizando este evento. A formação dos professores é uma missão árdua, mas aos Institutos competem essa missão. A vocês estudantes, um evento como este faz com que vocês ganhem, se apeguem aos professores e amem ao curso. Nesta semana vocês vão aumentar esse amor pela profissão. Eventos como este reduzem a evasão e melhoram a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Desejo uma boa participação a todos", declarou.

Na sequência, foi iniciada a conferência com o tema "Formação: ordem no sistema e representação", ministrada pelo professor José Carlos Paes de Almeida Filho, da Universidade de Brasília (UnB). Em seguida, foi realizada a mesa-redonda com o tema “Ensino Intercultural de Línguas”, com a participação dos professores Domingos Sávio Pimentel, Kanavillil Rajagopalan e Rivadavia Porto Cavalcante, sob a mediação de Erika de Souza Luz.

Programação

Ao longo evento, por meio de conferências, palestras, comunicações individuais, pôsteres e minicursos serão compartilhadas ideias e soluções sobre a formação geral, profissional, científica e tecnológica dos interessados na área, no universo que abrange sete eixos temáticos, entre eles: estudo do léxico, didatização de gêneros textuais, planejamento e práticas de ensino e aprendizagem, estudos literários, etc. No período da tarde, a partir das 14h, acontecerá a mesa-redonda "Ensino e aprendizagem de línguas: contribuições da Linguística Aplicada e, a partir das 16h, serão promovidos minicursos na área.

Compõem a comissão organizadora os seguintes professores: Rivadávia Porto Cavalcante; Carina Aparecida Lima de Souza; Ana Lourdes Cardoso Dias; Nahete de Alcântara Silva; Adriana de Oliveira Gomes Araújo; Erika de Souza Luz; Mônica Teles de Moura; Poliana Alves Brito e Maria Rilda Alves da Silva Martins.