Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comissão reúne representantes na Reitoria

Notícias

Comissão reúne representantes na Reitoria

Incubadora Social

Reunião buscou esclarecer procedimentos para parceria com o IFTO
publicado: 14/02/2017 16h28 última modificação: 05/04/2017 10h08
Colaboradores: Guilherme Paganotto

Na última sexta-feira, 10, a comissão do projeto Incubadora Social, estiveram reunidos na Reitoria do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). O encontro contou com a presença do reitor, Francisco Nairton; e dos pró-reitores de Extensão, Paula Karini, e Pesquisa e Inovação, Augusto César, além da diretora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Erna Denzin, e da assessora de Projetos Tecnológicos (ASSPT), Hellen Luz. 

 

O representantes do projeto vieram até o instituto esclarecer os termos para a realização de uma parceria para ações de assessoria técnica, tecnológica e formação de grupos que trabalham na coleta de materiais recicláveis. O IFTO auxiliaria no desenvolvimento de tecnologias que ajudariam na transformação dos materiais coletados em materiais com maior valor de mercado, contribuindo assim, no aumento da renda dos catadores. Além disso, a participação do instituto poderia assessorar na remodelagem dos processos operacionais, além de trabalhar com a formação profissional desses.

 

"Nós apoiamos essa parceria e estamos prospectando recursos humanos para trabalhar no projeto que envolverá a transferência de tecnologia do IFTO, bem como  para a comunidade de catadores de materiais recicláveis. Agindo dessa forma, estamos cumprindo a nossa função na sociedade, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos cooperados e aumentando também a geração de emprego e renda", destaca Erna Denzin, diretora do NIT.

 

Incubadora Social

Uma Incubadora Social tem o papel de ajudar na criação e desenvolvimento de empreendimentos da área social, cuja atividade principal é oferecer soluções para problemas sociais, utilizando mecanismos de mercado para sustentação. Nesse caso, por meio das ações da Incubadora Social, o IFTO pretende auxiliar uma cooperativa de materiais recicláveis na estruturação de sua gestão, buscando alternativas para sustentabilidade ambiental e financeira da mesma.

 

Parceiros

Entre os órgãos integrantes da comissão do projeto, estão o Ministério Público Estadual (MPE) e a Fundação Municipal do Meio Ambiente da Prefeitura de Palmas.